Alice Lotufo será homenageada no Prêmio Cidadão SP
Tudo começou em 2008, quando a menina Alice Lotufo fez um pedido de aniversário bem inusitado para sua mãe. Ela queria que a praça perto de sua casa fosse arrumada para que ela pudesse brincar. A partir de então, a mãe da garota, Cecilia Lotufo saiu à procura de meios para melhorar Praça François Belanger, no Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo e assim surgiu o Movimento Boa Praça.
Cecília negociou com a filha – ela não receberia presentes, mas a festa de aniversário que havia pedido. Porém, a praça se encontrava em estado lastimável de conservação e com muita sujeira. Os balanços e os escorregadores estavam quebrados e enferrujados.
A mãe então mobilizou os moradores do entorno para limpar o local e solicitou à Prefeitura melhorias na praça, com a colocação de novos brinquedos e nova vegetação. Assim, a festa de sua filha virou uma festa comunitária. Amigos, vizinhos e empresas se uniram pela “causa de Alice”.
- Os sinais de pressão alta que normalmente são ignorados
- Estudo revela viabilidade da PrEP contra o HIV na América Latina
- Brighton x Arsenal: Aproveite a odd 7.00 para Gabriel Jesus marcar
- Pesquisa revela dois fatores de risco para Parkinson que são evitáveis
Cerca de 200 pessoas compareceram ao aniversário. Além de bolo, refrigerantes, salgadinhos, havia também uma festa pela inauguração de um pátio de mudas de plantas e de novas lixeiras. Porém, meses depois, a praça voltou a se deteriorar. E a comunidade percebeu que ela devia ser “ocupada” para não voltar ao estado precário anterior.
Cecília convocou novamente os amigos, que a ajudaram na realização de outra festa, pelo movimento permanente nas praças. Nascia o Movimento Boa Praça, cuja finalidade é transformar as praças em espaços educativos, com a realização de piqueniques comunitários no último domingo de cada mês. Todo mundo auxilia. Uns levam comidas, outros organizam atividades ao longo do dia. Há mutirões para revitalização do local, oficinas de grafite e de mosaico, jogos de tabuleiro, apresentações artísticas e palestras sobre meio ambiente. Leia a matéria completa no site VilaMundo. Texto de Leonardo Brito
Prêmio Cidadão São Paulo
Mãe e filha estarão presentes no Prêmio Cidadão São Paulo, que acontece nesta quinta-feira, a partir das 19h. Cecília, a mãe foi a vencedora da categoria Mobilização. Alice, a filha receberá uma homenagem como Cidadã Infantil.O evento, que acontecerá o Caixa Belas Artes, terá Marcelo Tas como mestre de cerimônia, além de apresentação do Maestro João Carlos Martins e músicos. Você, leitor, poderá fazer parte desta festa. Disponibilizaremos 100 lugares para as pessoas que chegarem meia hora antes do evento. Vale lembrar que as vagas são limitadas. Apoio: Caixa Econômica Federal.