O Catraca Livre vota na educação e a educação vota no Catraca Livre

Por Redação
30/04/2012 10:50 / Atualizado em 06/05/2020 15:22

VOTE_catraca101
VOTE_catraca101
Na reta final como o finalista favorito para melhor blog do mundo na votação The BOBs, o Catraca Livre recebe apoio de personalidades do universo acadêmico de Harvard, Stanford, MIT, Universidade do Texas e USP.

Desenvolvido em São Paulo por jovens que ainda eram universitários em 2008, o Catraca Livre tem é encubado em Harvard, em parceria com Media Lab, do MIT, onde o projeto destinado a ser replicado mundialmente recebo o nome de “Free City”. Veja aqui outros detalhes.

Um dos estimuladores desta parceria foi Nicholas Negroponte, fundador do Media Lab e criador do programa do MIT e criador do programa um-computador-por-criança: “O Catraca Livre mostra o melhor se pode fazer na rede social gerar socidades mais conectadas e educadas”.

Rosental Calmon Alves, professor de jornalismo da Universidade do Texas e criador do Simpósio Internacional de Jornalismo Digital. “ Pela inventividade do Catraca Livre, resolvi disseminar a experiência por jornalistas do mundo tudo. Por isso, decidimos exibir esse projeto em nosso seminário internacional de jornalismo online para inspirar mais gente.”

Mitchel Resnick, coordenador pedagógico do  Media Lab ( MIT) também se posiciona “Recomendamos o voto no Catraca Livre porque acompanhamos a experiência e vemos sua relevância para a inclusão digital e educacional”.

Rosabeth Kanter, professora da Escola de Negócios de Harvard, comenta “Nós vimos aqui em Harvard  o desenvolvimento do Catraca Livre como um de nossos projetos. É um modelo de aplicativo para a cidadania”.

Para Paulo Blikstein, pesquisador em Stanford do uso de tecnologias na educação “O Catraca leva a educação para a rua. E a rua para educação.”

Fernando Reimers, professor de educação em Harvard: “O Catraca Livre é uma ideia simples e poderosa para ajudar a transformar as cidades num espaço educativo. É um jeito de pensar a educação no século 21”.

Marcelo Zuffo, do Laboratório de Sistema Integráveis da USP: “O Catraca Livre é um jeito de pensar a educação de forma diferente, na qual se montam comunidades de aprendizagem”.

Suzana Lisanti é responsável pelo site de todo o MIT ( você encontra a foto dela na internet, eu acho), que, no ranking, é a segunda melhor universidade do mundo. ” O Catraca Livre é uma criativa invenção que alia qualidade técnica e missão social”.

Erkin Orzay professor da escola de arquitetura de Harvard: “Nossos alunos estudaram o caso do Catraca Livre e viram como a tecnologia conseguem fazer cidades mais inteligente e educadas, Para nós, é um modelo a ser replicado”.

Catraque você também. Vote aqui.