Pesquisa comprova: Catraca Livre ajuda leitor a ser mais cidadão

Leitores do Catraca Livre afirmam que, com o site, ganham mais repertório cultural e educativo, além de empregabilidade

12/11/2015 13:14 / Atualizado em 07/05/2020 01:09

 
 

A principal missão do Catraca Livre “Comunicar para Empoderar” está refletida em avaliação de impacto inédita, que levou 17 meses para ser elaborada e concluída. Foi criado um “grupo de controle” para avaliar o impacto da notícia em leitores que usam pouco, regularmente e muito o site.

Leitores do portal frequentam mais equipamentos culturais, fazem mais uso de tecnologia, têm envolvimento significativo em atividades de interesse coletivo e acreditam estar mais conectados com assuntos educacionais. Para esta pesquisa, quase 2 mil questionários foram respondidos.

A pesquisa foi baseada no conjunto de referências para a avaliação do impacto social de negócios em educação, elaborado pelo Inspirare e as empresas Plano CDE e Move Social.” O Plano CDE trabalha com várias empresas (entre elas, Ambev, Nestlé, Natura, Coca-Cola, Avon e Nivea), além de instituições como Banco Mundial. Seu trabalho serve para avaliar o impacto de projetos.

A maior parte dos leitores é de sexo feminino, idade predominante entre 20 e 40 anos, atuante em redes sociais e usuária de aplicativos de smartphones. A pesquisa aponta que, nos últimos 12 meses,  75% dos usuários do Catraca Livre disseram acessar o portal para encontrar informações que contribuíssem para a sua formação pessoal. Já 78% dos entrevistados afirmaram usar estas mesmas informações para “aprender melhor e de forma divertida”.

De acordo ainda com as análises, mais da metade dos leitores entendem que o Catraca Livre é o canal onde podem ser encontrados conhecimentos variados – seja para estudar, seja para buscar novas oportunidades no mercado de trabalho ou, até mesmo, para colocar em prática novas ideias.

E os números comprovam mais uma vez: dos entrevistados, 71% usam o Catraca Livre para se organizar e aprender com mais frequência; e 65% acreditam que o portal é uma ferramenta que serve para cooperar com outras pessoas.

Além disso….

Quando feita a pergunta:  “Nos últimos 12 meses, você utilizou as informações e seu aprendizado adquirido neste projeto/iniciativa/plataforma para…”

  • Mais da metade (60%) usa para se relacionar com pessoas, cujo repertório é diferente do seu;
  • Metade (50%) negocia soluções com pessoas com pontos de vista diferentes ao seu.

 
 

  • Metade (50%) alcança os interesses perante sua sociedade/comunidade

 
 

Método de pesquisa e análise

De acordo com o plano CDE, todos os questionários foram estruturados com base em “rubricas já testadas e validades em outros estudos nacional e internacionais”, entre elas: National Service e TIMSS.

Os usuários que responderam o questionário do Catraca Livre foram divididos em dois grupos: Heavy User (que utilizam o Catraca Livre todos os dias da semana); e Soft User (que usam o Catraca Livre entre duas e seis vezes por semana). Foram considerados ainda apenas usuários que utilizam mais de 4 horas de internet por dia.