Por que uma casinha na Vila Madalena ganhou o maior prêmio de jornalismo do Brasil?
"Ajudamos as pessoas a conviver melhor com menos dinheiro"
Apesar de ter seu foco na cidade de São Paulo, o Catraca Livre ganhou, nesta semana, o principal prêmio de jornalismo brasileiro – Comunique-se -, competindo com tradicionais veículos da mídia nacional como Globo News, TV Cultura, TV Globo, UOL e Estadão-ESPN. Fomos escolhidos na categoria Cultura em mídia eletrônica.
O prêmio é o reconhecimento de uma fórmula editorial centrada na disseminação de informações que ajudem as pessoas a conviverem melhor com menos dinheiro. É um jornalismo engajado na visão de uma cidade com mais cidadania: mais inclusiva, inovadora e educada. Queremos colocar a cidade nas mãos das pessoas.
Essa visão conferiu ao Catraca Livre, no início do ano, o prêmio de melhor projeto de internet do mundo em língua portuguesa, oferecido pela Deustche Welle, na Alemanha. Esse prêmio é voltado a iniciativas digitais que ampliem a democracia.
Apesar de sermos um grupo pequeno e independente, conseguimos audiência de massa, comprovando a relevância de nosso conteúdo. O Catraca Livre foi criado, em 2008, por universitários e recém-formados numa casinha da Vila Madalena, onde até hoje funciona a redação.
Nossa página no Facebook tem 550 mil fãs, atingindo cerca de 6 milhões de pessoas diferentes por semana. O site está com 850 mil leitores únicos por mês.