Prêmio Cidadão São Paulo 2014: Categoria Intervenção Urbana
Nos dois anos anteriores, o prêmio chamava-se Cidadão Sustentável. Com a ampliação do seu foco, abrangendo novas categorias, mudou agora para Cidadão São Paulo, com apoio da USP Cidades e Agência Tudo. Confira os indicados na categoria Intervenção Urbana.
1. Carolina Ferrés
A designer de 38 anos nasceu no Uruguai e veio para o Brasil ainda criança. Radicada em São Paulo, ela se dedica a repensar e ocupar espaços questionando a relação entre natureza e cidade. Carol é fundadora do Projetocoruja, que propõe a revitalização do Parque Linear das Corujas, na zona oeste. Com engajamento dos moradores e financiamento coletivo,o projeto já conseguiu implementar pomar, horta, iluminação, bicicletário e até uma galeria de arte no local. Sua mais nova empreitada é um projeto para revitalizar as margens do Rio Pinheiros e transformar o entorno da ciclovia em uma galeria de arte.
2. Athos Comolatti
Inspirado pelo High Line, em Nova York (EUA), o engenheiro Athos Comolatti fundou em 2013 uma associação para transformar o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, em um parque linear. Ao inverter as prioridades no coração de São Paulo – carros dando lugar a árvores – Comolatti ajudou os paulistanos a perceber que é possível transformar a cidade em um lugar mais verde, amigável e acolhedor. A Associação Parque Minhocão quer interromper a circulação dos milhares de veículos que passam por ali diariamente e transformá-lo em uma área de lazer com espaço para pedestres e ciclistas.
3. Stela Goldstein
Diretora Executiva do projeto “Águas Claras do Rio Pinheiro”. A ideia do projeto é aprofundar as discussões e o conhecimento coletivo sobre a questão da poluição do rio Pinheiros.
4. Laura Sobral
Idealizadora do projeto “A Batata Precisa de Você”- grupo queocupa um pedaço de chão no Largo da Batata para propor uma nova estratégia de urbanização para a cidade de São Paulo.
5. Chico Tchello
Artista Urbano e em dos idealizadores do projeto “O Buraco da Minhoca” – um túnel que liga a Rua Augusta com o Minhocão. O espaço é ocupado periodicamente por pessoas que promovem festas e encontros diversos. Chico, dentro deste projeto, acredita que o projeto é mais um entre diversos que acontecem em São Paulo e no mundo, no sentido de ocupação de espaço público.