Prêmio Cidadão São Paulo 2014: Categoria Mobilidade

09/11/2014 15:09 / Atualizado em 06/05/2020 17:39

Nos dois anos anteriores, o prêmio chamava-se Cidadão Sustentável. Com a ampliação do seu foco, abrangendo novas categorias, mudou agora para Cidadão São Paulo, com apoio da USP Cidades e Agência Tudo. Confira os indicados na categoria Mobilidade.

1. Mara Gabrilli

Quando tinha 28 anos, Mara Gabrilli sofreu um acidente de carro que mudou o curso da sua vida. Publicitária e psicóloga, ela perdeu a mobilidade do pescoço para baixo, um desafio diário que também se transformou em luta política por inclusão. Em 1997, fundou a ONG Projeto Próximo Passo e passou a ser referência na promoção da acessibilidade para deficientes físicos, pesquisa para cura de paralisias e projetos de inclusão social para atletas com deficiência. Após 10 anos, suas pautas foram ampliadas com o surgimento do Instituto Mara Gabrilli, que ganhou reconhecimento dentro e fora do país. Dentre as ações de destaque estão o projeto “Cadê Você”, que localiza e identifica pessoas com deficiência, residentes nas comunidades mais carentes de São Paulo, ajudando a criar uma rede de proteção, inclusão social e acessibilidade.

 
 

2. João Paulo Amaral.

É formado em Gestão Ambiental e está à frente do Bike Anjo.  Trata-se de um projeto onde ciclistas experientes ensinam gratuitamente as pessoas que querem aprender a usar a bicicleta com segurança. Os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta.

A pessoa interessada em começar a pedalar nas ruas preenche um formulário no site do Bike Anjo e é colocada em contato com um ciclista experiente em sua região, que irá passar conceitos e informações, além de combinar dia e horário mais adequados para fazer o acompanhamento nas ruas.

 
 

3. Gabriel Pacheco

Aos 22 anos de idade, o jovem Gabriel Pacheco criou um aplicativo que ajuda o público paulistano a se deslocar de ônibus pela cidade. Trata-se do app “Onde Está Meu Ônibus”, gratuito e disponível para iOS. Gabriel é formado em Ciência da Computação e a ideia de criar o aplicativo partiu de sua própria necessidade de locomoção por São Paulo. O app funciona da seguinte forma: ao baixá-lo, o usuário tem acesso à localização exata do ônibus que está esperando e, assim, pode optar por esperá-lo ou não. O aplicativo é alimentado pelo sistema OlhoVivo da SPTrans, que disponibiliza a localização de todos os ônibus cadastrados, e integrado com o Google Maps.

 
 

4. Lincoln Paiva

Autor do blog Mobilidade Sustentável, Lincoln Paiva é um dos indicados ao Prêmio Cidadão São Paulo. Ambientalista e membro da SLoCat (Sustainable Low Carbon Transport), coordenada pelo Departamento desenvolvimento socioeconômico da ONU, Paiva é também membro da Cities-for-Mobility, rede mundial de mobilidade urbana coordenada pela Cidade de Stuttgart, e do GT de Meio Ambiente e Mobilidade do Movimento Nossa São Paulo. É sócio-diretor do escritório de Consultoria de Mobilidade Sustentável Green Mobility e idealizador do Projeto MelhorAr de Mobilidade Sustentável.

 
 

5. Oded Grajev 

Coordenador da Rede Nossa São Paulo e um dos idealizadores do Dia Mundial sem carro. A Rede pretende construir uma força política, social e econômica capaz de comprometer a sociedade e sucessivos governos com uma agenda e um conjunto de metas a fim de oferecer melhor qualidade de vida para todos os habitantes da cidade. A ideia é é transformar São Paulo em uma cidade segura, saudável, bonita, solidária e realmente democrática.