Prêmio Cidadão São Paulo 2014: Categoria Mobilização
Nos dois anos anteriores, o prêmio chamava-se Cidadão Sustentável. Com a ampliação do seu foco, abrangendo novas categorias, mudou agora para Cidadão São Paulo, com apoio da USP Cidades e Agência Tudo. Confira os indicados na categoria Mobilização.
1. André Rocha: Jornalista e um dos cofundadores do Hey Sampa. Criado em janeiro de 2014, sem apoio de investidores, o Hey Sampa é uma comunidade de planejamento estratégico que utiliza ferramentas da economia criativa para aproximar os cidadãos paulistanos a sua cultura patrimonial. Promove debates, atividades culturais e divulgação de conteúdo que valorize as histórias de pessoas que se relacionam com a cidade. Por amor ao local que se vive e principalmente as pessoas que dedicam seu tempo a cuidarem de sua qualidade de vida, de seu entorno e de construir suas histórias e suas relações.
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
- SP: 5 cidades com clima de romance para aquela viagem de casal
2. Miguel Lago: é administrador e um dos fundadores do Minha Sampa. A ideia do projeto foi baseada do “Meu Rio”. Na capital paulista, o Minha Sampa é a primeira experiência de levar esse modelo para outra cidades. Ao lado do Meu Rio, a iniciativa paulista esta formando a Rede Minha Cidades, que vai levar nossas ferramentas e metodologias, em 5 anos, para 20 cidades brasileiras e 10 cidades de fora do Brasil. Vamos criar um modelo de desenvolvimento urbano participativo no Brasil e ao redor do mundo.
3. Cecilia Lotufo: cocriadora do Movimento Boa Praça e Conselheira eleita do Conselho Participativo Municipal e do CADES da Subprefeitura de Pinheiros. O Movimento é uma iniciativa de moradores dos bairros Alto de Pinheiros, Lapa, Vila Romana e Vila Anglo que buscam uma cidade mais humana.
4.Ana Dulce Pitan Maraschin: matriarca e fundadora do Movimento Parque Augusta. O Parque Augusta é reivindicado há mais de dez anos e já foram realizados diversos movimentos como caminhada até a Prefeitura, pique niques, participação na virada sustentável, entre outros, que pediam a revitalização da área. O Parque Augusta também está no plano diretor da cidade desde 2002.
5. Gilson Rodrigues: líder comunitário e presidente da União de Moradores e do Comércio de Paraisópolis. Realizador de diversos projetos sociais em São Paulo. Ao longo do período à frente da União de Moradores e do Comércio de Paraisópolis, participou de algumas conquistas significativas para moradores da região. Entre elas: revitalização, implementação de agências bancárias, aulas esportivas e muito mais.