10 lugares onde animais são bem-vindos no Rio de Janeiro
Da padaria ao mirante, onde levar seu bichinho de estimação com tranquilidade
Depois de lançar o Guia Pet Friendly de São Paulo, a jornalista e fotógrafa Cris Berger chega às terras cariocas seguindo a mesma técnica: “só falo de lugares provados e aprovados”, diz a autora. Para garantir a qualidade das informações sobre os serviços oferecidos aos animais de esimação, Cris fez questão de conhecer os espaços sempre acompanhada de um deles.
A proposta do guia é ajudar os leitores a encontrar lugares onde eles possam relaxar, saborear um bom prato e tomar um drink sem precisar abrir mão da companhia de seu pet. Entre os lugares estão hotéis, restaurantes, bares, cafés, livrarias e áreas ao ar livre. Confira 10 dicas de onde ir com seu bichinho:
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
1.) Mirante do Leblon
Uma das vistas mais bonitas do Rio pode ser apreciada na companhia dos pets. O Mirante do Leblon, de onde se vê de camarote as praias do Leblon, Ipanema e Arpoador, têm dois quiosques que ficam abertos 24 horas, um deck, mesinhas e cadeiras com guarda-sóis. E os cachorros podem circular sem nenhuma restrição.
Onde? Avenida Niemeyer, Mirante | Tel.: (21) 3117-2111
2.) As Claras (padaria)
A padoca charmosa do Itanhangá tem um deck grande de madeiras e algumas mesinhas. Logo que um pet chega, o pote de água é servido. Os donos dos peludos podem matar a fome com as delícias preparadas pela confeiteira Vanessa Martuscelli enquanto a cachorrada acompanha o movimento.
OndE? Estrada da Barra da Tijuca, 1636 – Itanhangá | Tel.: (21) 3596-3555 Facebook: facebook.com/ AsClaras
3.) Chácara Tropical
Um dos lugares mais especiais do Rio só poderia ser pet friendly. Sim, os pets acompanhados dos seus donos podem circular pelos corredores do Chácara Tropical onde diversos tipos de plantas e flores são vendidos. Inclusive, na área dos Bonsai, cachorros bem comportados têm passagem livre. A profusão de cheiros é inebriante a todos. Ainda mais para eles que têm o faro apurado.
Onde? Rua Dom Rosalvo Costa Rêgo, 420 – Itanhangá | Tel.: (21) 2493-0394
4.) K08
Nada pode combinar mais com o Rio de Janeiro do que um quiosque à beira-mar. Na-da! Apesar de cachorros serem proibidos nas praias brasileiras, o deck de madeira e as espreguiçadeiras do K08 permitem que os donos curtam um café da manhã ou almoço, com vista para o mar azul, na companhia de seus fiéis companheiros.
Onde? Av. do Pepê, quiosque 8A/8B | Tel.: (21) 99738-0808
5.) .org bistrô
Ele é pequeno, charmoso, gostoso e super pet friendly. Os cachorros são bem-vindos na parte da frente, onde há umdeck, e também na de dentro. A chef e dona, Tati Lund, faz parte do grupo “amo muito os cachorros” e, por isso, os clientes de quatro patas são extremamente bem tratados. No cardápio, os donos dos pets encontram comidinhas e lanches saudáveis, orgânicos, de pequenos produtores e feitos com uma boa dose de criatividade da chef.
Onde? Av. Cmte. Júlio de Moura | Tel.: (21) 2493-1791
6.) Orla de Copacabana
Entre o mar e a cidade, a orla. O calçadão de Copacabana é cartão postal para os visitantes e deleite para os moradores que são vistos com seus cachorros em passeios matinais e nos finais de tarde, quando a temperatura alta dá uma trégua. Ao longo dele, feito de pedrinhas brancas e pretas no formato de ondas, há quiosques onde são vendidos coco gelado, bebida adorada por muitos cães com DNA carioca.
Onde? Avenida Atlântica
7.) Praça Edmundo Bittencourt
Ela é um daqueles tesouros escondidos na cidade lotada de prédios. A muitas quadras do mar, em uma Copacabana que não é vista nas páginas das revistas de turismo, existe uma praça cheia de cachorros, crianças, paz e tranquilidade. A praça Edmundo Bittencourt é perfeita para levar os cachorros para passear.
Onde? entre as ruas Décio Vilares e Maestro Francisco Braga, no bairro Peixoto.
8.) Antiga Mercearia
Dentro do Cobal de Humaitá existe um espaço que é meio bar, meio restaurante, meio mercearia. E 100% pet friendly, recebe de bom grado os pets. Ela vende PFs deliciosos. Tem bolinho de bacalhau e chope gelado no cardápio e uma estante repleta de doces, compotas e afins. Os pets podem ficar nas mesinhas do que seria a varanda. Esta é uma boa opção para os dias chuvosos.
Onde? Rua Voluntários da Pátria, 446 – Lj 07 | Tel.: (21) 2226-6553
No mundo encantado da Travessa, a livraria amada pelos cariocas, os pets são bem-vindos. Podem circular por todos os cantinhos. Ficam ao lado dos donos enquanto eles procuram por um livro ou leem um. Nada mais adequado e atual.
Rua Visconde de Piarjá, 572 | Tel: (21) 3205.9002
10.) ParCão JB
Este espaço foi “garimpado” pelos moradores da Lagoa que reivindicaram que a praça Ricardo Palma, então abandonada e suja, fosse revitalizada para que donos e cachorros pudessem a utilizar devidamente. Felizmente, o pedido foi aceito pela Prefeitura, as melhorias realizadas e, hoje, ela é ponto de encontro dos pets que são levados para socializar com outros cachorros por seus donos. Dentro da praça os peludos ficam soltos, pois ela é cercada. Também há uma porta de duas fases para garantir a segurança da cachorrada.
Praça Ricardo Palma S/N (saída do Túnel Rebouças) | Instagram @parcao_jb