12 feirinhas de rua para ficar de olho em BH
Entre as atrações estão: artesanato, gastronomia, moda, flores, produtos orgânicos e muito mais
Que BH é a capital dos bares, todo mundo sabe. Mas não é só disso que a população gosta não. Nos últimos anos, a quantidade de feiras de rua tem aumentado bastante. Além do valor mais baixo, o ambiente ao ar livre também é uma ótima pedida para quem quer encontrar os amigos, comer uns bons tira-gostos, achar umas peças artesanais ~diferenciadas~ ou aquele alimento orgânico que você sempre quis.
Confira abaixo 12 feirinhas de rua espalhadas pelos cantos da cidade:
Feira Hippie
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1060. Centro
Horário de funcionamento: Domingos, de 8h às 14h
Um grupo de artistas plásticos deu origem à feira mais famosa de BH. Eles se reuniam na Praça da Liberdade para comercializar seus produtos. O número de expositores foi crescendo e, hoje, a conhecida “Feira Hippie” é um polo de compra disseminador da cultura regional muito procurado por visitantes. São 700 metros de extensão e mais de 2500 expositores.
Feira Tom Jobim
Endereço: Avenida Carandaí, entre rua Ceará e Av. Brasil. Santa Efigênia)
Horário de funcionamento: Sábados, de 10h às 18h
Mais conhecida como “Feirinha do Colégio Arnaldo”, essa feira recebe cerca de quatro mil pessoas todos os sábados. Antiguidades, comidas típicas e música dão o clima de descontração desse famoso ponto de encontro e paquera, composto por aproximadamente 37 barracas.
Feira de Flores
Endereço: Avenida Carandaí, entre rua Ceará e Av. Brasil. Santa Efigênia
Horário de funcionamento: Sextas-feiras, de 8h às 18h
Variados tipos de flores e plantas naturais perfumam o quarteirão fechado da Rua Bernardo Monteiro. Um ponto de encontro para quem gosta de ficar próximo à natureza, em meio a cores e cheiros de orquídeas, lírios do campo, margaridas, violetas, samambaias gigantes e até árvores em miniatura. Por ser uma exposição realizada diretamente com os produtores, os preços são bem mais acessíveis que os encontrados em floriculturas convencionais. Uma boa oportunidade para deixar a casa mais colorida ou conhecer espécies exóticas.
Feirinha Aproxima
Endereço: Mercado Distrital do Cruzeiro – Rua Ouro Fino, 452 – Cruzeiro
Horário de funcionamento: 1º sábado do mês, de 10h às 17h
Todo 1º sábado do mês, a Feirinha Aproxima leva ainda mais vida ao Mercado do Cruzeiro. O evento itinerante leva para vários espaços da cidade uma mistura de cheiros, temperos e sabores, reunindo produtores e ingredientes diversos. O objetivo da feira aproxima é provar que Minas Gerais é o estado mais gastronômico do Brasil, comercializando produtos típicos. Delícias tais como doces artesanais, geleia, queijo, biscoito, rapadura, temperos, carne de lata, linguiça, licor, cerveja artesanal, café, cachaça, torresmo, leitão assado e outras iguarias.
Feirinha do Santa Tereza
Endereço: Praça Coronel José Persilva – Rua Salinas entre as ruas Norita e Tenente Durval
Horário de funcionamento: Quintas-feiras, de 18h às 22h
Há 20 anos, a Feirinha do Santa Tereza movimenta o tradicional bairro boêmio da capital. Produtos comercializados: bijuterias, bebidas, barracas de churrasquinho, peixe frito, feijão tropeiro, cachorro quente, pamonha, milho verde, tortas doces.
Feira da Silva Lobo
Endereço: Avenida Silva Lobo, entre as ruas Coruripe e Canaan – Grajaú
Horário de funcionamento: Sábados, de 10h às 16h
Todos os sábados, moradores do bairro Grajaú e região recebem a Feira de Arte e Artesanato da Silva Lobo. Próxima à Praça da Saúde, ela oferece aos seus visitantes uma variedade de alimentação, bebidas, tipos de artesanato e muita diversão.
Feira São Judas Tadeu
Endereço: Rua Macaé, próximo à Igreja de São Judas Tadeu – Bairro da Graça
Horário de funcionamento: dia 28 de cada mês, de 7h às 22h
O santo das causas impossíveis dá nome à feira mais famosa do bairro da Graça. A opção de lazer de todo dia 28 de cada mês, próximo à tradicional Igreja de São Judas Tadeu. As barracas de artesanato, comidas e bebidas chamam atenção dos fiéis, que aproveitam o dia especial para agradecer ou pedir alguma benção.
Feira do Mineirinho
Endereço: Avenida Clóvis Salgado, 1300 – Bandeirantes
Horário de funcionamento: Quintas-feiras, de 17h às 22h, e domingos, de 8h às 17h
Realizada às quintas-feiras, de 17h às 22h, e domingos, de 8h às 17h, a Feira do Mineirinho reúne cerca de seis mil pessoas por dia. Os expositores estão distribuídos nos setores vestuário, bijuterias, decoração, utilidades domésticas, artes plásticas e gastronomia. Oferece também praça de alimentação e espaço para shows e apresentações artísticas.
Pampulharte
Endereço: Praça Expedicionário Lourival Pereira – Rua Expedicionário Nilo Morais Pinheiro
Horário de funcionamento: Sábado, de 9h às 17h
Agora na Praça Expedicionário Lourival Pereira, ao lado do Clube da Caixa Econômica Federal, a Feira de Artes, Artesanato e Produtos Diversos do Bandeirantes – mais conhecida como Pampulharte – é mais um ponto de encontro da charmosa região da Pampulha. Barracas de artesanatos, artes plásticas e alimentação atraem milhares de pessoas, todos os sábados. A estrutura conta também com duas camas elásticas e banheiros químicos.
Feira do Clube 7
Endereço: Rua dos Lagos, ao lado da Av. Heráclito Mourão de Miranda e Clube do Sete – Celso Machado)
Horário de funcionamento: Quinta-feira, de 18h às 23h
Nas noites de quinta-feira, moradores do bairro Celso Machado se encontram na famosa Feira do Clube 7. Atraídos pelas barracas de artesanato e alimentação, em um clima gostoso para um happy hour. Destaque também para a cama elástica, sucesso entre as crianças.
Feira do Barreiro
Endereço: Praça Domingos Gatti – Rua Flávio Marques Lisboa, em frente ao Santuário São Paulo da Cruz
Horário de Funcionamento: Sextas-feiras, de 18h às 23h
A Praça Domingos Gatti é um conhecido ponto de encontro do Barreiro, especialmente nas sextas-feiras. Dia da Feira do Barreiro, que reúne expositores de artesanato, comidas típicas, moda, eletro-eletrônicos, prestação de serviços bancários, serviços de fotografia e até salão de beleza.
Feira Terra Viva
Endereço: Rua Souza Bastos, 175 – Floresta
Horário de Funcionamento: todos os sábados pela manhã, das 9h às 13h
A iniciativa que reúne diferentes segmentos da cadeia produtiva e de consumo de produtos agroecológicos, orgânicos e artesanais. A Rede Terra Viva, que existe há oito anos, é um empreendimento de economia solidária que estabelece alianças entre produtores e consumidores de alimentos e produtos que respeitam a saúde, as relações humanas e o meio ambiente.
[tab:END]