Água, luz e música são elementos da nova exposição na Japan House

A instalação 'Fluidez' apresenta nove pilares de água com partículas em movimentos orgânicos que se assemelham à dinâmica de elementos vivos
Até
04
de agosto 2019
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Terça a sábado, das 10h às 20h
Domingos e feriados, das 10h às 18h

Centro cultural

Por: Redação | Comunicar erro

Em 'Fluidez', público observa no escuro nove pilares de água com partículas metálicas se movimentarem de maneira viva sob luzes coloridas e sons únicos

Água, luz e música são os principais elementos que dão vida a “Fluidez“, mostra que ocupa o térreo da Japan House São Paulo. O projeto tem como ponto de partida o movimento dos líquidos e de pequenas partículas, que se assemelham à dinâmicas de elementos vivos. O resultado é um ambiente mágico formado por nove pilares de água e partículas metalizadas, com capacidade de 500 litros cada, que a partir de uma ampla sincronia entre movimento, música e luzes coloridas, cria um fluxo orgânico com intensa energia e vitalidade.

mostra fluidez japan house
Crédito: w0wA instalação ‘Fluidez’ apresenta nove pilares de água com partículas em movimentos orgânicos que se assemelham à dinâmica de elementos vivos

O espectador é convidado a observar a instalação “Fluidez” totalmente no escuro, apreciando os movimentos que se alteram de modo a permitir a percepção entre lentidão, calmaria, rapidez, paz e energia, em uma franca referência a dinâmica natural da vida. A mobilidade da água e o turbilhão de partículas são controlados por bombas instaladas em cada pilar, junto com trilha sonora exclusiva assinada pelo japonês Masato Hatanaka e cores que variam em uma delicada escala de nuances.

Sensorial e tecnológica, a obra promete uma nova experiência de imersão, capaz de ativar todos os sentidos. A ideia é colocar o visitante em uma sintonia corporal com a instalação que está sendo vista e vivenciada. É como se o ritmo das águas fosse capaz de movimentar, além das partículas imersas, a sensibilidade e o emocional dos visitantes, em uma interessante e forte sinergia entre o ambiente e o corpo, o macro e o micro.

mostra fluidez japan house
Crédito: w0wO espectador é convidado a observar a instalação Fluidez totalmente no escuro, apreciando os movimentos que se alteram de modo a permitir a percepção entre lentidão, calmaria, rapidez, paz e energia, em uma franca referência a dinâmica natural da vida

A mostra “Fluidez” entra em cartaz a partir do dia 23 de abril e fica aberta para visitas gratuitas até 4 de agosto, no espaço térreo do centro cultural. A Japan House abre de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.

Mostra paralela

Em paralelo à Fluidez, a Japan House apresenta em seu segundo andar a mostra “Japão 47 Artesãos“, onde descobertas resultantes de um Japão contemporâneo, que jamais abandona suas tradições, é revelado em suas características, habilidades e sensibilidades, por meio de peças feitas por artesãos das 47 províncias que compõem o Japão.

A exposição traça um amplo panorama do fazer manual no Japão atual, com itens que revelam histórias e características individuais das províncias e se utilizam de designs típicos, inclusive para subvertê-los.

obra de japão 47 artesãos
Crédito: ddepartament projectEntre tradição e inovação, a nova mostra da Japan House São Paulo expõe o processo criativo de 47 artesãos contemporâneos, que ressignificam técnicas milenares do Japão
obra de japão 47 artesãos
Crédito: ddepartament projectEntre tradição e inovação, a nova mostra da Japan House São Paulo expõe o processo criativo de 47 artesãos contemporâneos, que ressignificam técnicas milenares do Japão

Para ajudar a alcançar as singularidades e contar estas histórias, as peças da mostra estão divididas em cinco agrupamentos que formam as áreas geográficas do país nipônico: Hokkaido, Honshu, Shikoku, Kyushu e Okinawa.

A mostra fica em cartaz de 22 de abril a 17 de julho, também com entrada gratuita, de terça a sábado, das 10h às 20h; e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.

Compartilhe:

Tags: #cultura japonesa #Exposição #exposições em cartaz #exposições em sp #Exposições gratuitas
Autor: Por: Redação
1 / 8
1
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …
2
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
3
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
4
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …
5
02:59
Exposição Mickey 90 Anos
Oh boy! Há 90 anos nascia o personagem mais famoso do mundo: Mickey! E para celebrar seu nonagésimo aniversário, São Paulo …
6
02:03
Conheça a Chácara Turma da Mônica
A Chácara Turma da Mônica, em Pinheiros, é o primeiro restaurante da turminha do Maurício de Sousa. O lugar …
7
02:16
Já imaginou fazer rapel no prédio mais icônico do centro de SP?
Já imaginou fazer rapel em um dos prédios mais icônicos e altos do centro de São Paulo? Foi exatamente isso …
8
02:26
Conheça o tobogã de capsula mais alto do mundo
Já imaginou despencar a mais de 100 km/h, simulando uma queda livre a 40 metros de altura? É justamente essa …