Antônio Abujamra ganha grande exposição GRÁTIS no Sesc Ipiranga

O artista múltiplo dedicou-se ao teatro, à televisão e ao cinema

Por: Redação Comunicar erro
Até
17
de março 2019
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
De terça a sexta, das 9h às 21h30, aos sábados, das 10h às 21h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h30

Antônio Abujamra foi um artista múltiplo. Dedicou sua vida sobretudo ao teatro, tendo dirigido mais de 120 peças ao longo de 50 anos de carreira. Sua trajetória na televisão também foi notável: ganhou o prêmio de Melhor Ator de TV da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte)pelo icônico papel Ravengar, na novela “Que Rei Sou Eu?”, em 1989, e esteve a frente do “Provocações”, um dos programas de maior sucesso da TV Cultura. Tudo isso pode ser visto na exposição GRATUITA Rigor e Caos – Antônio Abujamra, em cartaz no Sesc Ipiranga entre os dias 29 de novembro de 2018 e 17 de março de 2019.

Foto de Antônio Abujamra
Antônio Abujamra fez sucesso no programa Provocações, um dos mais assistidos da TV CulturaCláudia Ribeiro - Divulgação
Foto de Antônio Abujamra em preto e branco na peça
Antônio Abujamra na peça "O Casamento", em 1997 Chico Lima - Divulgação
Antônio Abujamra
Antonio Abujamra ganha exposição no Sesc Ipiranga Rodolfo Arantes - Divulgação
Antônio Abujamra na peça
Antônio Abujamra na peça "Mephistopheles", em 2003Mario Castello - Divulgação
Antônio Abujamra na peça
Antônio Abujamra na peça "O Inspetor Geral", em 1994João Caldas - Divulgação
João Cabral de Melo Neto e Antônio Abujamra
João Cabral de Melo Neto e Antônio AbujamraAcervo Pessoal

Com curadoria da diretora, produtora e roteirista Marcia Abujamra, a mostra contempla toda a diversidade artística do homenageado. Em uma das salas há uma linha do tempo com cerca de 220 fotos de mais de 80 espetáculos teatrais. Os visitantes também podem ver vídeos de Abujamra atuando em cinema, televisão e teatro, bem como projeções do programa Provocações, com trechos de entrevistas de Clodovil, Maureen Bisilliat, Aziz Ab’Saber, Rita Cadillac e Tatiana Belinky.

Para quem tem saudade das famosas frases de efeito de Abujamra, a cenografia preparou uma decoração toda especial. Algumas delas estão expostas no piso e em painéis luminosos no espaço expositivo, como “Sem crueldade não há humor”.

Antônio Abujamra nasceu em Ourinhos, interior de São Paulo, em 1932 e é conhecido por ser um dos primeiros a introduzir os princípios e métodos teatrais de Bertolt Brecht, Roger Planchon e outros mestres da contemporaneidade em palcos brasileiros. Formado em Filosofia e Jornalismo, decidiu iniciar a carreira de ator em 1955.