Imagem do Topo

Aquecendo para o Carnaval: Bloco Pagu invade Pinacoteca no sábado

Com 80 ritmistas mulheres, bloco carnavalesco toca apenas músicas conhecidas nas vozes de grandes cantoras brasileiras

Por: Redação Comunicar erro

Ai, ai, ainda faltam quase três meses para o Carnaval 2019, que só acontece em março!!! Mas não fique triste! Você já pode começar a preparar a sua fantasia e aquecer o tamborim no ensaio do Bloco Pagu, que invade o estacionamento da Pinacoteca do Estado de São Paulo neste sábado, dia 15, a partir das 15h. A entrada é GRÁTIS.

Bloco Pagu
Crédito: Marcos Bacon - divulgaçãoBloco Pagu toca apenas músicas brasileiras que ficaram conhecidas nas vozes de grandes cantoras

Criado em 2016 pela cineasta Mariana Bastos e pela produtora Thereza Menezes, o bloco carnavalesco homenageia a figura da artista modernista, escritora e jornalista Patrícia Galvão (1910-1962), mais conhecida como Pagu.

Mulher à frente do seu tempo, ela é reconhecida por sua atitude questionadora e por lutar a favor da liberdade e contra a opressão do governo de Getúlio Vargas. Graças a essas características, a modernista é um ícone do movimento feminista.

O Bloco Pagu conta com a participação de 125 ritmistas mulheres, que foram formadas na própria oficina de percussão da agremiação. Elas interpretam canções que ficaram famosas nas vozes de grandes cantoras da MPB, como Marisa Monte, Gal Costa, Maria Bethânia, Dona Ivone Lara, Rita Lee, Beth Carvalho, Margareth Menezes, Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Marina Lima, Alcione e Daniela Mercury.