Projeto oferece aulas grátis de parkour nas imediações do CCSP

Pronta(o) para a ação? Treinamento realizado pelo Movimento Mais Flow é voltado para pessoas com diferentes níveis de consciência corporal

Gosta daqueles filmes de ação em que os personagens saltam de um prédio para outro, escalam muros e equilibram-se nas vigas de edifícios em construção? Isso só é possível porque os dublês treinam intensamente para realizar as cenas perigosas durante as filmagens. Você tem a chance de aprender algumas das técnicas que eles usam nas aulas grátis de parkour, oferecidas pelo Movimento Mais Flow às quartas, às 15h, nas imediações do Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Para participar não é preciso fazer qualquer tipo de inscrição, basta aparecer no horário marcado. É importante levar uma garrafa de água e vestir roupas confortáveis e tênis. A atividade é gratuita, mas o grupo sugere uma contribuição simbólica de R$10.

As aulas são ministradas pelo professor Diego Gomes da Silva, que já pratica essa modalidade esportiva há 15 anos. Além dos movimentos e técnicas do parkour, são trabalhados exercícios de consciência do espaço e do tempo. Isso porque é preciso conhecer os limites do corpo e o que ele é capaz de realizar sem qualquer tipo de equipamento, pois os movimentos exigem força, equilíbrio, resistência, torção, agachamento, impulsos, persistência e novas descobertas corporais.

Inventado na França, nos anos de 1990, o parkour transforma a cidade – com seus muros, calçadas, postes, árvores, alturas, canos e corrimãos – em uma pista de obstáculos a serem superados. Esse tipo de treinamento foi inspirado em exercícios militares.

O Movimento Mais Flow, que também oferece aulas gratuitas de yoga no CCSP, tem a proposta de fazer com que os participantes das atividades oferecidas, com diferentes níveis de consciência corporal, desenvolvam uma fluidez progressiva em seus corpos.