SP Zen: saiba onde praticar yoga e meditação sem gastar muito

Você não tem desculpas para não relaxar! A Catraca Livre preparou uma lista de lugares que costumam oferecer aulas, cursos, palestras e vivências zen

Por: Agência Fática

Trânsito, multidão, gritaria, transporte público lotado, contas para pagar… Motivos não faltam para justificar o estresse de São Paulo na correria de todos os dias. Para te ajudar a descomprimir e escapar um pouco de toda essa loucura, a Catraca Livre separou alguns lugares que costumam oferecer aulas, workshops, palestras, vivências e cursos de yoga e meditação por um preço camarada e/ou até de graça.

aula de yoga no Ibirapuera
Crédito: Henrique Brito - divulgaçãoProjeto “My Yoga no Parque” organiza aulões gratuitos no Parque Ibirapuera no último domingo de cada mês, às 10h30

Olha só:

  • CEBB – Centro de Estudos Budistas Bodisatva
    Rua Maestro Cardim, 1024 – Paraíso
    Funcionamento: de segunda a domingo, em diversos horários
    Custo: o espaço trabalha com contribuições voluntárias, mas algumas atividades têm uma sugestão de valores.

Localizado pertinho da avenida Paulista, o CEBB – São Paulo foi criado por um grupo de pessoas que praticavam meditação e a filosofia budista interessadas em aprofundar seus estudos. Orientado pelo Lama Padma Samten, o centro tem uma programação regular, com atividades para pessoas iniciantes ou já experientes nos estudos budistas. Entre as atrações estão meditação silenciosa, estudo de livros e prática de yoga. O espaço também oferece atrações pontuais, como retiros de meditação, cursos livres e palestras. Confira aqui a programação regular do CEBB

Aula de Yoga pelo Movimento Mais Flow
Crédito: Adriane Bertini - Movimento Mais Flow - divulgaçãoAula de Yoga no CCSP acontece às quintas-feiras, às 15h

O Movimento Mais Flow comanda aulas de Hatha Yoga todas as quintas-feiras, às 15h, no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo – em dias de chuva, a atividade acontece no Espaço Flávio Império. A ideia é difundir essa prática oriental, além de promover a inclusão de todas as pessoas e a apropriação do espaço público. Para participar das aulas, basta levar seu tapetinho, canga ou toalha e  uma garrafinha com água. A atividade é comandada pelos professores Diego Gomes da Silva e Mariana Vilela.

  • Centro Cultural Swami Vivekananda
    Alameda Sarutaiá, 380, Jardim Paulista
    Funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 20h
    Custo: geralmente organiza atividades gratuitas

Mantido pelo Consulado Geral da Índia, o Centro Cultural Swami Vivekananda desenvolve várias atividades gratuitas, como palestras sobre temas da cultura indiana, discussões sobre literatura acompanhadas por chás,  aulas de meditação e yoga em diferentes modalidades, apresentações de danças típicas e outros programas culturais. Toda programação é divulgada na página do espaço no Facebook.

A Casa Jaya organiza uma série de cursos e atividades pagas e gratuitas de meditação e outras práticas orientais. Além disso, mantém um restaurante e lanchonete que serve apenas alimentos veganos e saudáveis. O termo “Jaya”, em sânscrito, significa “Salve! Felicidades”, em referência à Deusa da Vitória. As aulas abertas de Mindfulness oferecidas pelo espaço são voltadas tanto para aqueles que ainda não têm alguma experiência como para quem gostaria de encontrar um grupo frequente de meditação. Consulte aqui a programação.

Além de aulas de meditação, a sede em Pinheiros do internacional Centro Kadampa Mahabodhi realiza vários tipos de curso (incluindo de introdução ao budismo), sessões de preces, Sutra Mahaiana (prática de purificação), entre outras atividades. Consulte aqui a programação.

  • Aulas de yoga no Sesc Pompeia
    Rua Clélia, 93, Pompeia
    Quando: De terça a sábado em vários horários. Inscrições na central de atendimento da unidade.
    Custo: de R$23 a R$74

O Sesc Pompeia organiza em seu conjunto esportivo aulas de yoga para quem procura o equilíbrio, interior com exercícios de respiração e posturas, mesclando tonicidade e relaxamento, aliados à meditação.

  • Yoga e meditação no Ibirapuera
    Avenida Pedro Álvares Cabral, snº, Vila Mariana
    Custo: o preço da atividade varia de acordo com os organizadores, mas no geral é grátis.
aula de yoga no Ibirapuera
Crédito: Henrique Brito - divulgaçãoAlém do “My Yoga no Parque” (foto) outros movimentos e associações oferecem aulas no Parque Ibirapuera

O parque mais amado da cidade recebe aulas de meditação e yoga organizadas por vários projetos, movimentos e associações, como My Yoga no Parque (que acontece no último domingo de cada mês, na Praça da Paz, às 10h30), Aurora Vita, Medita São Paulo, Movimento mais flow, Yoga Co Lab e Bike da Meditação. Para saber quando essas atividades ocorrem é preciso acompanhar as páginas linkadas.

Por: Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em cultura em suas várias linguagens.

1
Pista Cláudio Coutinho: natureza fora da mesmice no RJ
Ideal para caminhadas, a Pista Claudio Coutinho te leva para um passeio cercado de natureza: de um lado o mar …
2
As melhores sorveterias para refrescar o calor de Salvador
Calor, sol escaldante, praia… em Salvador é verão o ano todo, minha gente! E pra refrescar esse calorão todo, bora …
3
Rapel na Ponte do Sumaré em SP: vai encarar?
Já pensou em pular da ponte com os amiguinhos? Sim? Colaí, que hoje vamos saltar da Ponte do Sumaré!
4
Almoço perfeito em BH no Mercado Novo
Que a comida mineira é uma delícia, todo mundo já sabe, mas almoço perfeito mesmo, é no Mercado Novo de …
5
Bar da Laje: a melhor vista do Rio de Janeiro
Colaí que hoje o passeio é lá no alto! Vamos subir o Morro do Vidigal para conferir tudo sobre o …
6
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
7
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
8
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!