Biblioteca do CCBB reabre com mais livros, computadores e mostra

Acervo ganhou mais quatro mil obras, videoteca foi integrada ao catálogo e a exposição de reinauguração homenageia grandes nomes da literatura

Por: Redação

Boas novas para os pesquisadores e amantes da literatura: a Biblioteca do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio está de portas abertas novamente, com mais quatro mil livros, integração da videoteca ao catálogo e até exposição!

Biblioteca do CCBB RJ
Biblioteca do CCBB do Rio reabre com mais livros, dez computadores, integração do acervo da videoteca ao catálogo, entre outras novidadesDivulgação
Biblioteca do CCBB RJ
Acervo agora conta com mais quatro mil livros, totalizando cerca de 150 mil exemplares majoritariamente das áreas de artes, literatura e ciência sociaisDivulgação
Biblioteca do CCBB RJ
A higienização, a conservação e a restauração das obras agora são feitas por vinte alunos sob supervisãoDivulgação
Exposição 'A Arte da Escrita', na Biblioteca do CCBB RJ
Visitante também pode conferir obras de grandes nomes da literatura, catálogos e outros objetos na exposição 'A Arte da Escrita'Divulgação

Criada em 1931 e incorporada ao centro cultural em 1989, a biblioteca hoje abriga cerca de 150 mil exemplares — cerca de 2 mil doados pelo embaixador René Haguenauer para sua reinauguração — majoritariamente das áreas de artes, literatura e ciência sociais. Os equipamentos dos terminais de busca também foram trocados e agora os visitantes têm dez computadores disponíveis para pesquisa. O acervo da videoteca também pode ser consultado no mesmo andar, assim como os filmes podem ser assistidos na sala multimídia.

Outra novidade é a exposição “A Arte da Escrita”, que ocupa o espaço com obras de grandes nomes da literatura que já foram tema de projetos no CCBB. Catálogos e materiais referentes aos eventos também fazem parte da mostra, assim como objetos relacionados à escrita. Destaque para o catálogo de “Machado de Assis – Tempo e Memória”, exposição de abertura do centro cultural, em outubro de 1989.

Aproveitando a reabertura no mês em que é comemorado o Dia do Estudante, as 200 primeiras pessoas que utilizarem a sala de estudos no dia 22 de agosto ganham um livro.

Para manter o espaço, as tarefas de higienização, conservação e restauração agora são feitas por vinte alunos, acompanhados por três monitores, um técnico de conservação, um técnico de restauração, um coordenador técnico, uma coordenadora psicopedagoga, uma coordenadora administrativa e uma bibliotecária.

Quem não ama o silêncio, o conforto e a magia de uma biblioteca, né? Partiu!

1
Pista Cláudio Coutinho: natureza fora da mesmice no RJ
Ideal para caminhadas, a Pista Claudio Coutinho te leva para um passeio cercado de natureza: de um lado o mar …
2
As melhores sorveterias para refrescar o calor de Salvador
Calor, sol escaldante, praia… em Salvador é verão o ano todo, minha gente! E pra refrescar esse calorão todo, bora …
3
Rapel na Ponte do Sumaré em SP: vai encarar?
Já pensou em pular da ponte com os amiguinhos? Sim? Colaí, que hoje vamos saltar da Ponte do Sumaré!
4
Almoço perfeito em BH no Mercado Novo
Que a comida mineira é uma delícia, todo mundo já sabe, mas almoço perfeito mesmo, é no Mercado Novo de …
5
Bar da Laje: a melhor vista do Rio de Janeiro
Colaí que hoje o passeio é lá no alto! Vamos subir o Morro do Vidigal para conferir tudo sobre o …
6
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
7
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
8
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!