Bosque Zaninelli: pra relaxar e aprender mais sobre meio ambiente!
O bosque é a perfeita integração entre arquitetura e natureza e ainda é sede da UNILIVRE, que oferece educação ambiental para todos os interessados
Quem diria que um espaço de exploração de granito se tornou o Bosque Zaninelli, área de preservação riquíssima em sua fauna e flora? Hoje, é possível curtir um dia tranquilo e relaxante e aprender muito sobre ecologia por ali!
Isso porque o bosque tem como atração principal a Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE), um prédio marcante em meio à natureza do lugar (super instagramável, aliás!).
Sua construção de troncos de eucalipto e vidro ressalta a potencialidade do eucalipto (de reflorestamento, diga-se de passagem) explorado em seu limite. A estrutura de madeira chega a 15 metros de altura e tem balanços de três metros na estrutura que apoia a rampa espiral.
Essa rampa tem vinte e dois metros de extensão e liga as salas principais do prédio ao jardim que fica em um nível mais baixo, proporcionando uma bela vista de parte dos trinta e sete mil metros quadrados de mata nativa do Bosque Zaninelli.
A UNILIVRE tem por objetivo repassar conhecimentos sobre o meio ambiente à população em geral, tendo como pré-requisito a educação formal ou informal, através de cursos regulares e eventuais.
É um local onde as pessoas podem debater livremente a questão da ecologia e meio ambiente e, ao mesmo tempo, aprender sobre novos temas e práticas que visem aprimorar a qualidade de vida dos centros urbanos.
Fundada em 1991, a universidade foi a primeira do mundo a funcionar neste modelo com o propósito de disseminar conhecimento ambiental para todos os extratos da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres com a natureza. Para ficar por dentro das ações e cursos de lá, confira o site da UNILIVRE.
Por sua arquitetura original, o Bosque Zaninelli é um tradicional ponto de visitação turística na capital paranaense. O projeto arquitetônico é assinado por Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, o mesmo autor do projeto da Ópera de Arame. Tanto é que as obras se parecem bastante!
Outras atrações do bosque são a mata nativa em volta da pedreira, a passarela no túnel vegetal que desemboca frente à pedreira e espelho d’água do lago, com aproximadamente 120 m de extensão, o auditório ao ar livre e o mirante.
Todos esses espaços são abertos para você fugir do caos cosmopolita da cidade e se aventurar num mundo verde e calmo! <3
O Bosque Zaninelli fica aberto diariamente, de segunda a segunda, das 8h às 18h. A entrada é gratuita, viu? Pra chegar lá, chama seu 99 que é sucesso!
Quer mais dicas legais para explorar Curitiba? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!
Um outro passeio imperdível em Curitiba é esse aqui: