#CineCiência projeta premiado filme sobre Stephen Hawking no MIS

Sessão de ‘A Teoria de Tudo’ é seguida por bate-papo com o físico Luis Carlos de Menezes

Por: Redação Comunicar erro

Atenção, cinéfilos! O programa #CineCiência do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo projeta o premiado filme “A Teoria de Tudo” (2014), inspirado no romance entre o físico Stephen Hawking (1942-2018), um dos mais importantes cientistas do século 21, e a escritora Jane Hawking. A sessão acontece no dia 12 de agosto, às 16h, com ingressos gratuitos, distribuídos na recepção uma hora antes da exibição.

Eddie Redmayne e Felicity Jones em cena do filme "A Teoria de Tudo"
Crédito: ReproduçãoPrograma #CineCiência exibe filmes sobre cientistas seguidos por bate-papos

Com direção de James Marsh, o longa-metragem ganhou importantes prêmios da sétima arte, como o Oscar, o BAFTA e o Globo de Ouro, todos na categoria de melhor ator para Eddie Redmayne, que também ficou conhecido pela atuação em “A Garota Dinamarquesa” (2015) e “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (2016).

Inspirado no livro “Travelling to Infinity: My Life With Stephen” (em português, “Viajando ao Infinito: minha vida com Stephen”), o filme narra como o jovem astrofísico (Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, seu romance com Jane Wide (Felicity Jones), quando ela ainda era uma aluna de Cambridge, e o diagnóstico da doença esclerose lateral amiotrófica (ELA), que afeta os neurônios motores.

Eddie Redmayne em cena do filme "A Teoria de Tudo"
Crédito: ReproduçãoO premiado filme “A Teoria de Tudo” rendeu a Eddie Redmayne o Oscar e o Globo de Ouro de melhor ator

Como é costume no projeto do MIS, a sessão é seguida por um bate-papo com um cientista brasileiro, com mediação de José Luiz Goldfarb. O convidado da edição é o físico Luis Carlos de Menezes, professor Sênior do Instituto de Física da USP.

Doutor em Física pela Universidade de Ratisbona, na Alemanha, Menezes é membro do Conselho Estadual de Educação em São Paulo, consultor da Unesco para propostas curriculares e integrante do conselho do Prêmio Jabuti de Literatura.