Cinemateca promove mostra gratuita ‘Mulheres Pioneiras no Cinema’

Programação reúne diretoras de diversos lugares do mundo! Bora prestigiar? Confira todos os detalhes:

Até 17 de dezembro de 2023

Todos os dias

Diversos horários - acesse a programação abaixo

Grátis

Até 17 de dezembro, quem ama cinema tem visita obrigatória na Cinemateca Brasileira! A mostra “Mulheres Pioneiras no Cinema” vai celebrar a histórias de grandes artistas que ajudaram a construir a imagem do audiovisual nas primeiras décadas do século passado – tudo isso com entrada gratuita!

‘A Sorridente Madame Beudet’ está na mostra Mulheres Pioneiras no Cinema
Créditos: Reprodução
‘A Sorridente Madame Beudet’ está na mostra Mulheres Pioneiras no Cinema

A exposição faz parte do Projeto Viva Cinemateca, que visa reunir os grandes projetos da Cinemateca voltados à recuperação de acervos importantes!

Diretoras como as estadunidenses e europeias Alice Guy, Lois Weber, Lotte Reiniger e Germaine Dulac ganharam mais palco depois da digitalização e restauro de parte das suas obras e estão na programação da mostra “Mulheres Pioneiras no Cinema”!

‘E a mulher criou Hollywood’ está na mostra Mulheres Pioneiras no Cinema
Créditos: Reprodução
‘E a mulher criou Hollywood’ está na mostra Mulheres Pioneiras no Cinema

O cenário na América Latina é menos conhecido, muitas obras são dadas como perdidas. A exemplo disso é o primeiro curta brasileiro dirigido por uma mulher é “O mistério do Dominó Preto” (1931), de Cléo de Verberena, com poucas cópias projetáveis.

Outra obra importante é “El pañuelo de Clarita” (1919), da argentina Emilia Saleny, que foi restaurado em cima de uma VHS, tida como a única cópia sobrevivente. A mostra conta também com as obras de Adela Sequeyro (México) e Renée Oro (Argentina).

Para conferir a programação completa, clique aqui!

Curtiu? E o melhor: toda a programação é gratuita! A retirada dos ingressos para os filmes acontece uma hora antes da atividade começar… Vamos?

Mais cultura em SP: