CineMaterna: sessões especiais de cinema para mamães e bebês
Projeto cria condições ideais para que as mães com nenéns de até 18 meses possam curtir um filminho sossegadas, sem deixar seus pequenos em casa
A chegada de um bebê é um momento especial na vida de qualquer mãe, mas também é um momento de readaptações e descobertas. A nova rotina obrigada a mulher a se reconectar ao mundo de novas formas, e o tempo, que antes era organizado de acordo com as prioridades pessoais, passa a ser dedicado àquele lindo ser humaninho.
Com a proposta de preencher de forma prazerosa a nova vida da mamãe e ainda promover a integração com outras mulheres que estejam passando pela mesma fase, o CineMaterna organiza sessões especiais em vários cinemas da cidade para as recém-mães curtirem juntas com seus filhotes.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
CineMaterna conta com um time de 400 mães voluntárias em todo o Brasil. O preço do ingresso varia de acordo com a política de cada cinema, mas a iniciativa disponibiliza algumas cortesias para quem não puder pagar (basta chegar meia hora antes). Surgido em 2008, o projeto já realizou mais de 7 mil sessões especiais em 52 cidades brasileiras. A ideia é criar um espaço de convivência e troca de experiências entre mães de bebês com até 18 meses – papais e acompanhantes também são bem-vindos.
Salas especiais
As sessões geralmente exibem filmes com temática adulta em salas preparadas com trocador de fraldas, um ambiente levemente iluminado, ar condicionado suave e volume do filme reduzido. É possível assistir à programação sentada tanto nas poltronas da sala como em um tapete especial que é esticado na primeira fila.
Depois de cada exibição, as mães participam de bate-papos sobre diferentes temas relacionados à maternidade, com direito até a um cafezinho. Um grupo de mães facilitadoras está presente em todas as salas para receber, conduzir e auxiliar as mulheres e seus bebês em tudo o que precisarem.
Para promover ainda mais a boa convivência, o CineMaterna orienta as espectadoras a respeitar algumas regrinhas da boa convivência, como manter o celular desligado durante a exibição, levar brinquedos sem som e luz, guardar o carrinho no lugar indicado, tirar fotos sem flash e sair da sala para tomar um ar, se o neném estiver muito agitado.
As mamis também podem ajudar a escolher os filmes que entrarão na programação. Para isso, basta preencher este cadastro, receber as enquetes do projeto por e-mail e votar nos filmes favoritos pelo site.
Prepare a pipoca e encontre aqui todas as sessões do CineMaterna.