Conheça os campos de lavanda e os ateliês de arte em Cunha
Situada no Vale do Paraíba entre Guaratinguetá SP e Paraty (RJ), no meio de um mar de morros, com paisagens deslumbrantes e uma paz contagiante, Cunha é a nossa Provence, com seus lindos campos de lavanda floridos o ano inteiro!
A cidade tem uma história extraordinária que se renova em cenário monumental e nos toca com sua arte em cerâmica e a cordialidade do seu povo.
Cunha se destaca pelos vastos campos de plantação de lavandas, totalizando 30 mil pés, produzindo flores e beleza o ano inteiro. Polo da produção de cerâmica artística com técnicas trazidas pela imigração japonesa, colocando a cidade em um patamar diferenciado na diversidade, qualidade e beleza de suas peças.
Atrações em Cunha
Cunha está rodeada pelas montanhas da Serra do Mar e da Bocaina. Portanto, se você gosta de natureza e de um visual bonito, esse é o lugar. E ainda tem cachoeiras como a dos Pimentas e a do Desterro. Não visitei as cachoeiras, então não posso dar uma opinião experimental, mas as referências e indicações é de que são lindas e de acesso fácil.
Aqui vale um alerta: Cunha é uma cidade em que as atrações naturais (cachoeiras, parques) são distantes do centro e não há transporte público, então o ideal é que você esteja de carro para aproveitar melhor. No Centro de Turismo da cidade você encontra mapas com as distâncias das atrações e passeios e aí depois só é preciso de disposição. Também tem várias trilhas, algumas delas autoguiadas, ou seja, é possível fazer sozinho.
Uma opção bem bacana é o parque Estadual da Serra do Mar que preserva a riqueza da fauna e flora da Mata Atlântica. O parque tem três trilhas que percorrem o parque e suas cachoeiras. A trilha do rio Paraibuna é autoguiada, já as trilhas do rio Bonito e das Cachoeiras são acompanhadas por guias do próprio parque. O serviço é gratuito e deve ser agendado com antecedência.
Trabalho artesanal de cerâmica
Essa é uma faceta interessante da cidade de Cunha que é um importante polo de arte cerâmica. Aqueles vasos e pratos que você vê em lojas de decoração ou em exposições de arte podem ser de um dos ateliês da cidade. A qualidade artística dos ateliês espalhados pela cidade encanta a todos, com peças inspiradas em variadas influências desde a indígena-ibérica das paneleiras à oriental. Nesse cenário, percorrer os ateliês admirando a diversidade e singularidade do trabalho de cada artista permite o visitante observar e conhecer a individualidade de expressão e o estilo de cada artista. Abertos à visitação, os ateliês oferecem uma grande variedade de peças em cerâmica, seja pela originalidade ou por sua destinação funcional. O artista dá uma explicação sobre como funciona o processo, além de poder comprar uma peça exclusiva.
Campos de lavanda
Quem nunca viu aquelas imagens da região da Provence, na França, e não se encantou com a plantação de lavandas? Você não precisa mais ir para outro continente para admirar as flores, em Cunha, existem dois lavandários. As cores em combinação com a vista das montanhas garantem lindas fotos. Em um deles, você pode ficar pra ver o por do sol; o outro oferece a opção de sentar em um deck, tomar um café e contemplar os campos de lavanda.
Enfim, não tenho muito o hábito de querer voltar aos lugares, mas Cunha pede bis. Com certeza. Ainda mais agora que a cidade está sendo descoberta: já foi cenário de novela da Rede Globo e pela segunda vez, foi escolhida para integrar L’Étape Brasil by Le Tour de France.