Espetáculo ‘Cordel Viajante’ celebra o sertão nordestino

Que tal uma viagem musical pela cultura nordestina? Essa é a proposta do musical que percorre teatros de SP gratuitamente!

Nos dias

24/05 - 25/05
14/06 - 21/06

2023

Às 21h

Grátis

O espetáculo musical “Cordel Viajante” te conduz a uma viagem poética ao sertão nordestino unindo forró, baião, xaxado, galope, rastapé e canções juninas à poesia de cordel e à xilogravura.

Nesse contexto, o repertório é formado de canções eternizadas por Gonzagão, Dominguinhos, Sivuca, Trio Nordestino, Gil, Zé Dantas, Antônio Barros, Assissão e Humberto Teixeira.

Apresentado pelo Núcleo Artístico Forró do Candeeiro, o grupo faz cinco apresentações gratuitas, a partir do dia 24 de maio, no Teatro Arthur Azevedo. As outras sessões estão confirmadas nos dias 25 de maio, no Teatro Paulo Eiró; 14 de junho, no Teatro Alfredo Mesquita; e 21 de junho, às 21h, no Teatro Cacilda Becker. A última apresentação dessa nova temporada ainda está com a data em aberto. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculos.

Espetáculo musical ‘Cordel Viajante’ conduz o público a uma viagem poética e vibrante pelo sertão nordestino
Créditos: Caio Galucci
Espetáculo musical ‘Cordel Viajante’ conduz o público a uma viagem poética e vibrante pelo sertão nordestino

Na trama, o público conhece Juarez, o protagonista da história, interpretado pela atriz Rosa Piscioneri. Ele parte em uma jornada de volta ao sertão nordestino para reencontrar sua amada Maria, após tentar a vida na cidade grande.

Enquanto busca por suas raízes, o personagem conduz os espectadores por paisagens, sensações e particularidades dessa região. A viagem atinge o ápice quando ele, enfim, reencontra seu grande amor, durante uma linda Festa de São João em uma noite estrelada.

Juarez personifica o povo nordestino, muitas vezes impelido a migrar pelo Brasil em busca de novas oportunidades, a ponto de acabar castigado pela saudade de viver distante da terra natal.

Ao longo da narrativa repleta de rimas, desenvolvida por Marco Haurélio, estão expostas tanto questões sociais quanto de sabedoria da cultura nordestina. O autor também é pesquisador da literatura de cordel e do folclore brasileiro.

Veja mais eventos que acontecem em SP: