MAR ganha exposição em homenagem à Carolina Maria de Jesus

A mostra é inaugurada com uma roda do Samba da Volta e reúne mais de 400 itens sobre a autora! Confira:

Depois de ter circulado por São Paulo, a exposição “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros”, sobre a produção literária da autora mineira vai pousar no incrível Museu de Arte do Rio (MAR) até o dia 26 de novembro.

A exibição possui mais de 400 itens, além da incorporação de mais algumas obras em uma versão ampliada, se aprofundando na trajetória de Carolina.

Fotografia analógica de Carolina Maria de Jesus, 18 de novembro de 1960
Créditos: Acervo Folha de São Paulo
Fotografia analógica de Carolina Maria de Jesus, 18 de novembro de 1960

Saiba mais sobre Carolina Maria de Jesus:

A protagonista da exposição é uma mulher negra e artista emancipada, símbolo importante de resistência e de luta política e cultural para o país. Conhecida pelo seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960, Carolina registrou com intensidade toda a experiência nas condições de extrema pobreza em que ela e seus três filhos vivenciaram na favela do Canindé.

A autora descreve a falta de comida, moradia precária, falta de acesso a serviços básicos e as dificuldades diárias enfrentadas pelos moradores das regiões mais desfavorecidas e esquecidas das cidades.

Além das produções literárias, a curadoria feita pelo antropólogo Hélio Menezes e a historiadora Raquel Barreto, com assistência de Phelipe Rezende,  reúne também as aventuras de Carolina como compositora, cantora e artista circense.

Nova bandeira do Museu de Arte do Rio é inaugurada em homenagem à  Carolina Maria de Jesus
Créditos: Divulgação
Nova bandeira do Museu de Arte do Rio é inaugurada em homenagem à  Carolina Maria de Jesus

No sábado de inauguração, dia 24 de junho, vai rolar também o hasteamento da nova bandeira do MAR com uma roda de samba gratuita para todos que gostam de música boa. A cor azul potente com estrelas em alusão à bandeira nacional da República Federativa do Brasil ganhou a frase “A Ordem é Samba”,  título de uma música escrita por Jackson do Pandeiro, em 1966.

A bandeira, que originalmente era do Samba da Volta, foi decidida em votação popular e será destinada para homenagear Carolina Maria de Jesus. A roda de samba com o Samba da Volta vai acontecer às 14h30 e a exposição vai estar rolando das 11h às 18h (última entrada às 17h), para quem quiser visitar e conhecer essa grande personalidade. A entrada será gratuita apenas no dia da inauguração.

Confira mais rolézinhos no Rio: