Exposição com fotos da cartunista Laerte Coutinho nua volta a SP

Ensaio fotográfico de Rafael Roncato cria reflexão sobre o respeito à diversidade e as transformações do corpo trans

Por: Redação

Até 30 de março de 2019

Todos os dias

A exposição pode ser visitada apenas em horários agendados pelo e-mail casavitorinofoto@gmail.com

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Símbolo da luta pelos direitos trans, a cartunista Laerte Coutinho foi retratada nua pelo fotógrafo paulista Rafael Roncato e o resultado desse trabalho pode ser conferido na exposição “Adágio”, que volta em cartaz no centro de SP, na Casavitorino. A visitação é grátis e acontece até 30 de março em horários agendados pelo e-mail casavitorinofoto@gmail.com.

Ensaio de Rafael Roncato propõe reflexão sobre a transexualidade
Créditos: Rafael Roncato
Ensaio de Rafael Roncato propõe reflexão sobre a transexualidade

Depois de passar por Porto Alegre e de ter sido exibida em São Paulo, no Museu da Diversidade Sexual, em 2017,  a exposição foi revisitada pelo fotógrafo e a cartunista e ganhou alguns cliques ainda não conhecidos pelo público.

As oito fotografias – entre elas uma de quase quatro metros de altura – revelam um olhar intimista e transformador sobre o corpo de Laerte e dialogam com questões contemporâneas, como os diretos trans e a diversidade de gênero. A cartunista pinta seu corpo com tintas preta e branca, revelando ou escondendo sua face, o que a transforma em um personagem da própria obra.

Algumas obras do ensaio já foram publicadas na edição de aniversário da Revista Rolling Stone em 2013, participaram de outras mostras internacionais e nacionais e ilustraram o filme “Laerte-se”, de Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum, o primeiro documentário brasileiro original da Netflix.

Rafael Roncato

Nascido em Indaiatuba, no interior de SP, Rafael Roncato é formado em jornalista e atua como fotógrafo e artista visual desde 2010. Seu trabalho investiga as conexões e transformações presentes ao seu redor, como sensações, fluxos e formas.

Ele já fotografou figuras como Angeli, Sasha Grey, Arto Lindsay, Cildo Meireles, Lourenço Mutarelli, Miguel Rio Branco, Liniers, Slum Village e Matt Schultz (Cage the Elephant) e teve seu trabalho publicado em vários jornais, revistas e sites brasileiros.