Exposição ‘Retratistas do Morro’ colore o Sesc Pinheiros

Projeto visa ampliar o entendimento sobre a história da fotografia no Brasil - e as fotos são SENSACIONAIS! Confira:

Até 20 de novembro de 2023

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Terça a sábado, das 10h30 às 21h
Domingos e feriados, das 10h30 às 18h

Grátis

A nova exposição do Sesc Pinheiros, “Retratistas do Morro”, se aprofunda nas recentes produções fotográficas brasileiras, com foco na região do Aglomerado da Serra, localizada ao Sul de Belo Horizonte. A mostra apresenta o trabalho dos fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes, com curadoria do pesquisador e artista visual Guilherme Cunha.

O “Retratistas do Morro” na realidade é um projeto iniciado em 2015 que tem a proposta de contar a história da fotografia, seus pioneiros e suas raízes no Brasil, através de retratos capturados por pessoas nos interiores do país. Com uma vasta pesquisa de mapeamento e catalogação, foi possível restaurar o acervo desses artistas, contribuindo para a preservação fotográfica das produções brasileiras.

Em cartaz no Sesc Pinheiros, a mostra reúne cerca de 250 mil negativos, que vão estar disponíveis no acervo. Esses registros carregam uma perspectiva histórica traduzindo o Aglomerado da Serra através de imagens, com prismas individuais e memórias dos fotógrafos e das pessoas que moravam lá.

 

Sobre os protagonistas da exposição:

João Mendes se estabeleceu como um dos primeiros fotógrafos no bairro Serra, em Belo Horizonte, e lá criou a chamada Foto Mendes, que se tornou referência na área. Ficou conhecido por retratar as clássicas e temidas fotos 3×4 para documentos, lembranças de formaturas e as imagens que adornavam os cartões postais usados em cartas ou recados para familiares.

Afonso Pimenta, por sua vez, saiu do interior de São Pedro do Suaçuí e foi para Belo Horizonte com o objetivo de ajudar nas despesas da casa. Começou sendo assistente de João na Foto Mendes, e foi assim que aprendeu sobre esse universo enquanto lavava as imagens já reveladas.

A carreira de Pimenta como fotógrafo profissional se consolidou quando passou a registrar os bailes Soul da Comunidade da Serra, a convite de Misael Avelino dos Santos, um dos fundadores da Rádio Favela e organizador dos bailes. Acompanhou e registrou importantes balanços culturais do movimento Black na região.

A exposição “Retratistas do Morro” tem entrada 100% gratuita e vai estar no Sesc Pinheiros até 20 de novembro! Uma oportunidade única para imergir e desfrutar do nosso patrimônio cultural brasileiro.

Quer conhecer museus interessantes por SP? Dá uma olhadinha: