Festival de cinema celebra o sertão brasileiro no CCBB RJ

O Festival Internacional Cinema e Transcendência também exibe produções que se destacaram em suas últimas edições. Saiba tudo:

Até 19 de março de 2023

Segunda - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Diversos horários - confira a programação completa

Amantes do cinema nacional e alternativo, temos um rolé imperdível pra vocês: o Festival Internacional Cinema e Transcendência chega ao CCBB Rio de Janeiro no ano em que comemora uma década de existência!

Única mostra de cinema no Brasil a investigar a subjetividade dos caminhos da consciência e do autodesenvolvimento através da arte cinematográfica, ela exibe documentários que se destacaram nas últimas edições e a Mostra Brasil Profundo, uma seleção de produções nacionais que trazem um Brasil desconhecido por muitos de nós – o sertão mitológico, poético, indígena, africano, encoberto por lendas, festejos e cordéis.

Festival traz uma seleção de 10 filmes que marcaram a sua trajetória e uma mostra com 16 títulos que revelam o sertão brasileiro, incluindo obras de Geraldo Sarno e Glauber Rocha
Créditos: Divulgação / Assessoria de Imprensa CCBB Rio de Janeiro
Festival traz uma seleção de 10 filmes que marcaram a sua trajetória e uma mostra com 16 títulos que revelam o sertão brasileiro, incluindo obras de Geraldo Sarno e Glauber Rocha

O evento também terá uma programação especial no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com exibições de documentários só de diretoras mulheres.

Além dos filmes, atividades gratuitas como aulas de yoga, frevo, contação de histórias e apresentações musicais ocupam o foyer do cinema, aos fins de semanas.

IX Festival Internacional Cinema e Transcendência acontece entre os dias 1 e 19 de março. Os ingressos para as sessões de cinema custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no site do CCBB ou na bilheteria física, a partir das 9h do dia da sessão.

Confira alguns filmes da programação: 

O “Dragão da maldade contra o Santo guerreiro”, obra-prima de Glauber Rocha, premiado com melhor direção no Festival de Cannes em 1969, que apresenta com maestria um estrato da sociedade brasileira injusta e violenta e, ao mesmo tempo, rica e poderosa na sua essência cultural.

“Meeting the Beatles in India”, no qual o cineasta Paul Saltzman refaz sua jornada de 50 anos atrás, quando passou um período transformador de vida com os Beatles na moradia do guru Maharishi Mahesh Yogi.

A mostra ainda relembra o trabalho do cineasta Geraldo Sarno (1938-2022), diretor e roteirista baiano que ficou conhecido por abordar temas como o movimento migratório brasileiro, as religiões e cultura populares. Serão exibidos três curtas clássicos, filmados na década de 1970 – “Jornal do Sertão”, “Padre Cícero” e “Vitalino” -, e seu último longa-metragem Sertânia, lançado em 2020.

“Dying to Know” é um retrato íntimo de dois grandes personagens do século XX, os professores de Psicologia de Harvard, Timothy Leary e Richard Alpert, que experimentaram os limites da consciência através do uso de alucinógenos.

“In the Fire of Dancing Stilness” questiona se é possível viver uma vida mais pacífica e criativa na Terra numa época em que o estado do planeta coloca questões importantes: Quanto vale a vida para nós? E o que ainda consideramos sagrado? Essas perguntas inspiraram a diretora a encontrar a mística, filósofa e ativista popular indiana Vimala Thakar.

O documentário brasileiro “Orin – Música para os Orixás”, de Henrique Duarte, aborda a influência das cantigas sagradas dos terreiros de Candomblé na MPB.

Massa demais, né? E esses são só alguns destaques do IX Festival Internacional Cinema e Transcendência! Ainda tem muuuuito mais e a programação completa você confere aqui!

Quer outros rolés para curtir na Cidade Maravilhosa? Chega mais!