FILE mistura arte, tecnologia e inteligência artificial em SP

FIESP recebe a nova edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. Confira a programação:

Até 27 de agosto de 2023

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Das 10h às 20h

Grátis

O Centro Cultural Fiesp se prepara para receber uma mistura muito interessante de tecnologia e arte. O FILE 2023, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, promete levar o visitante para um ambiente futurista, repleto de possibilidades interativas.

O evento tem como o tema “Singularidades Interativas”, que é uma referência direta à ideia de que as interações humanas com uma IA levaria ao desenvolvimento de uma consciência simulada.

A programação do FILE está recheada de atrações! Além da exposição principal, uma instalação na entrada do Centro Cultural Fiesp, projeções na fachada do prédio, workshops e uma instalação no Metrô complementam o evento.

Variedade cultural é o que não falta: são 302 artistas de 39 países diferentes. Brasil, Estados Unidos, Argentina, Alemanha, China, França, Finlândia, Japão,  Irã, Reino Unido, Espanha, México, Colômbia, Itália e Portugal são algumas da culturas representadas.

O LED Show também é um espetáculo tradicional no evento. Neste ano, 11 artistas de vários países serão exibidos no painel de led da fachada da FIESP, na Avenida Paulista. Outras obras que terão espaço no LED Show são as da série “Cotidianos Imperceptíveis”, em parceria com o curdo de Artes Visuais do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP) da Universidade de São Paulo.

Atividades complementares também serão realizadas abertas ao público. As oficinas do evento acontecem entre os dias 5 e 7 de julho, gratuitamente. Curtiu? Para participar é necessário apenas se inscrever – clique aqui.

Outra novidade desta edição é o Arquivo de Áudios do CYLAND, que busca apresentar o som puro em espaços expositivos, combinando com outras obras de arte mais “materiais”. Confira mais detalhes clicando aqui.

ANIMA + é a seção do festival que propõe a disseminação de obras criativas e a propulsão de novos artistas no cenário internacional.

A estação Trianon-Masp e Consolação, na linha verde do Metrô, recebe a mistura de tecnologia e arte com exposição da obra de realidade aumentada “Traces”, da artista venezuelana Camila Magrane.

Curtiu? Bora reunir os amigos e visitar o FILE 2023. A exposição tem visitação aberta ao público e fica disponível de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.

Conheça mais rolês por SP: