Últimas notícias:

Loading...

Ponta de Lança: conheça esta livraria cheia de afeto na Santa Cecília

Com livros novos, semi-novos e raros, a lojinha é toda pensada para estimular a conversa entre as pessoas e a descoberta de obras incríveis!

Por: Redação

Todos os dias

De terça a domingo, das 11h às 19h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

O espaço onde funcionava um antigo bar na badalada Santa Cecília deu lugar para a charmosa Livraria Ponta de Lança, um negócio cada vez mais raro em SP. Inaugurado recentemente, o estabelecimento conta com um acervo de 4 mil títulos, entre exemplares novos e aqueles que já habitaram outras estantes.

A livraria é comandada por Bruno Elizer Melo Martins, que mantem um sebo com o mesmo nome desde 2018 (com vendas apenas por meio deste site aqui) e coleciona obras raras e primeiras edições. A preciosa coleção foi justamente o que o motivou a empreender nesse ramo tão bonito.

Crédito: Gabriel Oliveira - Livraria Ponta de LançaA Livraria Ponta de Lança une livros a afeto ❤

Formado em letras, Martins guardava na própria casa cerca de 6 mil livros e a esposa dele não aguentava mais dividir o apartamento com tantos exemplares. Esse leve ultimato foi o incentivo que ele precisava para começar o negócio.

A paixão do empresário mineiro pelo universo da literatura começou cedo. “Estou totalmente ligado às palavras desde o início, quando minha mãe as pronunciava para mim. Em Minas, tinha uma tradição de colocar o umbigo do recém-nascido em algo que representasse com o que os pais gostariam que a criança trabalhasse. E meu avô colocou o meu dentro de um livro para que eu gostasse de ler. E parece que deu certo!”, conta.

Livros e mais livros

Entre as 4 mil obras que compõem o acervo da livraria, cerca de 500 são edições raras e outras 500 são livros semi-novos. Dá para encontrar aquelas obras incríveis e um tanto preciosas da saudosa Cosac Naif, nas quais o design da capa, ilustrações e o cuidado com a publicação eram um espetáculo à parte. Fica a dica para os leitores de plantão!

Crédito: Gabriel Oliveira - Livraria Ponta de LançaSão mais de 4 mil livros para você descobrir!

“Os livros raros não só são aqueles difíceis de encontrar, mas também aqueles que tiveram uma importância histórica ou editorial. Nem todo livro antigo é raro e nem todo livro raro é antigo. É preciso fazer uma análise que vai desde a quem pertenceu aquele exemplar ao processo de sua criação, especialmente antes da formulação industrial”, explica Martins sobre o processo de identificação dessas preciosidades.

Para quem está à procura da próxima leitura, o próprio site da loja apresenta uma série de curadorias especiais de livros com diferentes temas, como “Leia Mulheres”, “Anticapitalismo”, “Leia Autores Negros”, “Indigenismo”, “Questão de Gênero”, “Decolonialismo”, “Seleção Brasileira”, “Clássicos Nacionais” e “Pedagogia Crítica”.

Lugar de afeto

Cheia de sofás, poltronas e mesinhas confortáveis tanto do lado de dentro como na frente da livraria, a Ponta de Lança foi pensada justamente para estimular o encontro, a troca e o afeto entre as pessoas. Por isso, o pessoal tem sempre uma dica literária na ponta da língua para te dar.

“Tenho amor por esses livros e muito carinho por esse lugar que estamos criando. Queremos que as pessoas estejam aqui, queremos conversar a partir dos livros, especialmente da literatura latino-americana. Estamos criando um espaço de acolhida, que seja um respiro à loucura do mundo e que seja atravessado pelas descobertas dos novos títulos e daqueles que precisam ser relidos e reinterpretados”, acrescenta.

Livraria Ponta de Lança
Crédito: Gabriel Oliveira - Livraria Ponta de LançaO espaço é super aconchegante!

A lojinha de 60 metros quadrados pretende ser um espaço para encontros de clubes de leitura, lançamentos e pequenos recitais de música e poesia. O espaço serve café de cápsula e terá, em breve, até um café assinado com o nome da marca.

Outra coisa bacana é que o mobiliário do espaço pertence ao acervo do designer Fuad Murad e está à venda. Ou seja, de tempos em tempos, à medida que o mobiliário for vendido, a decoração da livraria mudará.

Bora conhecer a Livraria Ponta de Lança? A loja fica na rua Aureliano Coutinho, 26, na região da Santa Cecília, e funciona de terça a domingo, das 11h às 19h.

Ah, e aproveite para dar um pulinho também nestas outras livrarias no Centrão:

Compartilhe:

?>