Machado de Assis é homenageado em evento com grafite, tour e mais

Neste sábado, 2 de junho, o MAR (Museu de Arte do Rio), dá início à programação do projeto MAR À TONA, dedicado às questões urbanas, com a segunda edição da Galeria da Providência. Durante todo o dia, serão realizadas ações em toda a região portuária da cidade homenageando Machado de Assis pelo “Conto de Escola”, em que o autor relata a passagem por uma escola na rua da Costa, atual rua Alexandre Mackenzie.

Durante o evento, haverá a criação de painéis de grafite

Com curadoria do grafiteiro e designer Cazé, o evento ainda terá aula aberta, passeio turístico, apresentações e manifestações artísticas.

A Galeria Providência mistura diferentes linguagens artísticas com o objetivo de transformar áreas do morro em espaços de exposição de arte a céu aberto, discutindo a cidade, resgatando a autoestima dos moradores, atraindo turistas, gerando estímulos para o comércio local e promovendo a conexão com as transformações promovidas no Boulevard Olímpico e na Orla Conde.

O formato foi idealizado por Hugo Oliveira, morador do Morro da Providência e artista-dançarino, pesquisador de cultura urbano e produtor cultural.

Nesta edição, o evento será realizado na escadaria Rego Barros, patrimônio tombado pelo Iphan. Nos muros do local, conhecido como “escadão”, haverá a criação de painéis de grafites e um aulão aberto cruzando a infância de Machado com a história do Morro da Providência.

O aulão da Galeria da Providência será ministrado por Maurício Hora, morador e fotógrafo com larga experiência em retratar a vida pelos becos e vielas da primeira favela; e por Pedro Guilherme, professor de sociologia da rede pública estadual e um dos fundadores do pré-vestibular Machado de Assis. A mediação será de Elen Ferreira, moradora e professora da rede pública municipal de ensino.

Enquanto os murais estão sendo preparados, haverá um tour pelo morro da Providência para conhecer a história da primeira favela do Rio. O passeio será conduzido pelo morador e guia de turismo Cosme Fillipsen, em parceria com a designer, guia de turismo e organizadora da Rio Street Art, Nina Chini Gani.

Ainda serão oferecidas oficinas de stencil com o coletivo I Love MP e, para finalizar, haverá o momento microfone aberto para música, slam e poesia.

Confira abaixo a programação completa:

Programação:

10h – Início do evento – seleção dos muros e início das pinturas de painéis e lambe lambe

10h30 – Passeio turístico – Saída do Mc Donald’s da Central do Brasil, valor R$ 40

13h30 – Retomada das atividades

14h – Abertura do microfone

15h – Oficina de stencil – I Love MP

16h – Aulão história do Morro da Providência, na escadaria Rego Barros

17h – Microfone aberto para música, slam e poesia

18h – Encerramento

A segunda edição da Galeria da Providência acontece no dia 2 de junho, das 10h às 18h, na Escadaria Rego Barros, no final da rua Alexandre Mackenzie, no centro do Rio.

Curta o Rio: