4 lugares que você precisa conhecer no Mercado Central de BH

O "vovô" gastronômico da cidade reúne a deliciosa comida típica, toda a criatividade do artesanato e muitos outros preciosos traços da cultura mineira

Por: Publi

Todos os dias

Segunda a sábado, das 7h às 18h; domingos e feriados, das 7h às 13h

Grátis

Temperos, aromas, sabores e cores: tudo o que é de mais marcante na cultura mineira está presente no Mercado Central de BH, o mais querido centro de compras de Belo Horizonte.

O espaço há nove décadas é ponto turístico para quem vem de fora e ponto de encontro para quem vive na cidade.

Localizado no centrão de BH, é facinho chegar lá com o seu 99!

O “vovô” do comércio gastronômico da cidade reúne deliciosos pratos da comida típica, toda a criatividade do artesanato e muitos outros preciosos traços da cultura popular mineira.

E tudo isso faz do Mercado Central um espaço único ao unir tradição e o “novo” de maneira singular.

Mas a gente sabe que pode ser difícil conferir uma por uma das 400 lojas de lá.

mercado central de bh
Crédito: Divulgação/FacebookHá 90 anos o Mercado Central de BH é o ponto de encontro gastronômico e cultural da cidade

Sério, é bem fácil se perder em meio a tanta coisa! Por isso, selecionamos quatro espaços que você PRECISA conhecer no Mercado Central de BH.

MINEIRO DE VERDADE: ONDE ENCONTRAR O MELHOR PÃO DE QUEIJO DE BH

Cachaçaria Dama da Noite

Se você seguir reto após o balcão de informações do Portão 1, ali no setor Augusto de Lima, há uma lojinha tímida mas com delícias de alambique indescritíveis. Essa é a Cachaçaria Dama da Noite.

Com rótulos próprios, inclusive o que dá nome ao estabelecimento, é um ótimo espaço para você dar uma bebericada e comprar aquele presentinho pros amigos – ou pra você mesmo.

Aliás, a cachaça Dama da Noite é produzida desde 1850 e é umas das mais antigas cachaças de Minas Gerais. De fabricação artesanal em alambique, envelhecida três anos em tonéis de carvalho, bálsamo ou jequitibá rosa, o que mantém seu sabor natural com um leve toque amadeirado.

A loja fica no corredor P-10.

Tupiguá Laticínios

Nó! Pensa numa loja com tudão! Essa é a Tupiguá Laticínios – que na verdade são duas lojas. A primeira, uma pequeninha, tem queijos de tudo quanto é jeito, com zattar, com chimichurri ou com nozes e damascos.

Ali você pode beliscar à vontade o mostruário, mas se ficar tentado a comprar – e você vai -, é só chamar uma das atendentes.

A segunda parte da loja, a maior delas, é repleta de garrafas de cachaça, além de outros quitutes mineiros, como goiabada cascão e mais queijos… muitos queijos!

Na Tupiguá você também encontra cafés dos mais variados estilos, como os blends arábico e o naneusa, este colhido no sul de Minas, na cidade de Três Pontas, com características que remetem à primavera por suas notas frutadas e aromas leves de flores.

O Tupiguá fica no corredor S-16 do Mercado Central de BH.

Empório Árabe Dona Hana

Ah, Dona Hana… A lojinha da libanesa radicada no Brasil é incrível e tem tudo o que os descendentes árabes ou apaixonados por essa cultura precisam: narguilés, objetos de decoração e o carro chefe do estabelecimento: as comidas.

Em especial, o kibe do Empório Árabe Dona Hana é incrível e tem um preço mais incrível ainda! Com R$ 6 você come uma dessas delícias e sai super satisfeito.

Ah… se você é veggie, não se preocupe, pois lá rola quitute sem carne!

Fica a dica: também são de babar os molhos que são preparados na loja, que fica no corredor T-18.

Bar da Tia

Tradicionalmente ali na esquina dos corredores B-3 e P-10 desde 1980, o Bar da Tia é um dos lugares mais legais dentro do Mercado Central de BH para se tomar uma cervejinha gelada e jogar conversa fora.

Sem cadeiras ou mesas, o negócio é encostar no balcão, pedir a gelada e, de quebra, um prato do surpreendentemente delicioso fígado acebolado com jiló.

O atendimento é muito bom! Sem contar no humor dos atendentes, que contam piadas entre si e até para os clientes que sempre frequentam a bancada. Pérolas atrás de pérolas você vai ouvir, pode apostar!

Quer mais dicas legais para explorar Belo Horizonte? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.