Últimas notícias:

Loading...

Shopping Parque da Cidade te ensina tudo sobre moda sustentável

Você pode criar peças sob medida, entender os impactos sociais e ambientais da moda e realizar coleta, reaproveitamento e descarte de roupas! Confira:

Por: Publi

A moda sustentável pode transformar sua relação com o consumo e com o meio ambiente! Você sabia que 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartadas anualmente no Brasil? E que o volume de água consumido pela indústria da moda é suficiente para encher aproximadamente 32 milhões de piscinas olímpicas?

A boa notícia é que mais de 80% dos resíduos têxteis destinados aos aterros poderiam ser reutilizados e cada tonelada ressignificada impede que 20 toneladas de CO² entrem na atmosfera!

Por essas e outras, a prática do consumo sustentável de roupas é cada vez mais importante – e o Shopping Parque da Cidade (SP) preparou uma maratona de atividades para te mostrar que é possível sim buscar alternativas para minimizar os danos causados ao planeta, tudo isso sem perder o estilo!

moda sustentável - parque da cidade
Crédito: Divulgação / Shopping Parque da CidadeNo Shopping Parque da Cidade você aprende tudo sobre moda sustentável!

Três ativações ocupam o charmoso life center: o Projeto Minerva, que fabrica peças sob medida com participação do cliente; o Espaço Colaborativo “Você Se Veste Bem?”, onde você pode entender a relação das suas roupas com os impactos sociais e ambientais no planeta; e o Espaço Circular PódeSim, que viabiliza coleta, reaproveitamento e descarte de roupas. Bora saber mais?

  • Projeto Minerva

O Shopping Parque da Cidade e a startup Minerva, do setor de vestuário, lançam o Espaço Colaborativo Minerva, onde o consumidor vive a experiência de adquirir uma peça única e exclusiva, confeccionada com a participação direta dele e de acordo com as medidas de seu corpo.

Após o consumidor escolher um modelo do catálogo online e tirar medidas com uma consultora no espaço, a roupa pode ficar pronta em cerca de três horas, de acordo com a demanda de produção.

Com atendimento personalizado, foco no consumo consciente e na moda sustentável, o Espaço Colaborativo Minerva tem o pressuposto de que é a roupa que deve se adaptar ao corpo do cliente – e não o contrário!

A Minerva é uma marca de moda consciente e slow fashion que foi uma das vencedoras do projeto Fashion HUB, primeiro hub de inovação e moda do setor. O projeto tem a jornalista Lillian Pacce como embaixadora e busca soluções transformadoras com impacto positivo para os negócios e o meio ambiente, enviadas por startups e pesquisadores de todo o Brasil.

O espaço Espaço Colaborativo Minerva também oferece bate-papos e palestras sobre empreendedorismo feminino, economia criativa, incentivo ao cultivo de plantas domésticas, sustentabilidade no mundo da moda, entre outros assuntos.

  • Espaço Colaborativo “Você Se Veste Bem?”

Até 31 de julho de 2021

Todos os dias

Das 10h às 21h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Realizada pelo Instituto Ecotece, o espaço interativo gratuito “Você se veste bem?” propõe uma experiência lúdica, interativa e informativa que convida o público a refletir sobre questões cotidianas relacionadas ao ato de se vestir, e entender a relação de suas roupas com os impactos sociais e ambientais no planeta.

Os visitantes podem interagir com as obras e acessar conteúdos informativos sobre tipos de tecidos mais ecológicos e grandes produtores de roupas, além de acessar dicas para um vestir mais consciente.

  • Espaço Circular PódeSim

Até 29 de agosto de 2021

Todos os dias

Das 12h às 20h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

“Quantas vezes você quis doar roupas, sem saber onde ou para quem? Ou, ainda, quis descartar alguma peça, já sem condições de uso, e não soube para onde levar e acabou jogando no lixo? Essa é uma realidade, porque não se fala em pontos de reciclagem de roupas e de tecidos – é uma falha do sistema de coleta seletiva. Com esse projeto, o Shopping Parque da Cidade contribui com a moda circular e abre espaço para que os clientes também façam a sua parte” – Stella Pinheiro, gerente de marketing do Shopping.

Em prol de uma moda mais sustentável e consciente, o Parque da Cidade e a startup mineira PódeSim mantêm o Espaço Circular, que viabiliza a coleta, o reaproveitamento e o descarte adequado de peças de roupa usadas.

O projeto de moda circular funciona assim: os clientes levam para o Shopping peças em bom estado ou até mesmo sem condição de uso; elas são separadas, higienizadas e avaliadas; depois são transformadas em outras peças, recicladas ou doadas à Instituição ARCO e Voluntários Einstein.

As peças podem ser entregues até o dia 29 de agosto no ecoponto do Espaço Circular PódeSim, instalado no 1º piso do Parque da Cidade (ao lado do Estúdio da Sobrancelha). Os clientes que doarem recebem, em contrapartida, benefícios exclusivos em serviços e restaurantes do Shopping.

O espaço conta também com uma loja colaborativa que comercializa produtos de marcas comprometidas com propósitos de sustentabilidade – são elas Ecotece, Florent, Reluze e Tua Essence.

Saca só o que que pode ser doado: roupas em bom estado (camisa, calças, casacos, meias); roupas de cama e mesa; roupas rasgadas; biquínis, maiôs, sungas e cangas; peças de lá e crochê; lenços e cachecóis.

Parque da Cidade: um espaço projetado para preservar e reduzir impactos ao meio ambiente! Saiba tudo: