Mosteiro de São Bento: arte e silêncio em meio ao centro carioca

Em parceria com O que fazer no Rio
29/05/2018 12:24 / Atualizado em 24/07/2024 23:14

Conhecido pela beleza fabulosa, a Igreja de Nossa Senhora de Montserrat localizada no alto do Morro de São Bento atrai centenas de visitantes todos os dias para um encontro com a paz e o silêncio.

Quem vai até o local muita beleza acha, pois ela é praticamente toda banhada a ouro, mas quem tem a intenção de visitar o Mosteiro onde funciona a clausura de monges, pode acabar frustado. Isso porque apenas o acesso à Igreja é aberto ao público, porém ela por si só já vale a visita, acredite!

Embora seja um lugar que muitos visitem para entrar em comunhão com Deus, difícil é não sacar a câmera e o celular da bolsa e fazer a turista deslumbrada. Tudo aqui é muito. Muito ouro, muita pompa, muita decoração, muito tudo, o que contrasta com o singelo jardim próximo da livraria.

Os adeptos de ambientes mais cleans dirão que o interior da igreja beira ao sufoco arquitetônico, mas a bem da verdade é que não há um que tenha a ousadia de afirmar que lhe falta esplendor.

Mais do que a arte colonial, o que faz lotar as missas de domingo às 10h é o canto gregoriano, que também é entoado todos os dias da semana, às 7h30, e está até no calendário da cidade como atração turística.

O Mosteiro de São Bento parece o interior em pleno centrão do Rio
O Mosteiro de São Bento parece o interior em pleno centrão do Rio

A subida é perfeitamente possível de ser feita pé, embora tenhamos subido de táxi, a melhor opção para quem estiver com crianças e idosos. Lá em cima tem estacionamento, mas procure chegar cedo se for aos domingos porque costuma encher.

Pra quem tem fé, pra quem só quer apreciar um belo patrimônio histórico ou pra quem ama o Rio Antigo, o Mosteiro de São Bento acaba virando item obrigatório na agenda.


  • Rio cultural: