Mostra na Cinemateca exibe filmes russos clássicos e inéditos no Brasil

Confira a programação da 8ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo:

Até 18 de dezembro de 2022

Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Diversos horários - confira a programação

Grátis

Os apaixonados por cinema têm um motivo para comemorar: entre os dias 14 e 18 de dezembro, a Cinemateca recebe a 5ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, com clássicos do país pertencente a Eurásia e longas metragens inéditos no Brasil. Serão exibidos 16 produções gratuitamente – e para assisti-los basta retirar o ingresso com uma hora de antecedência.

“Os Órfãos” (1977), de Nikolai Gubenko, será exibido na 8ª Mostra de Cinema Soviético e Russo na Cinemateca
Créditos: Divulgação
“Os Órfãos” (1977), de Nikolai Gubenko, será exibido na 8ª Mostra de Cinema Soviético e Russo na Cinemateca

As obras pertencem ao Mosfilm, um dos estúdios mais importantes e pioneiros do mundo! Todas as obras foram restauradas e refletem importantes momentos para a cinematografia russa e soviética.

Duas datas importantíssimas para a cultura e o cinema mundiais serão celebradas na programação da Mostra: o aniversário de 200 anos do grande escritor russo Fyodor Dostoievski, um dos maiores romancistas e pensadores da história da literatura, e os 100 anos do premiado diretor e roteirista Yuri Ozerov, realizador de mais de 20 filmes, entre documentários e longas metragens.

“O Idiota”, dirigido pelo consagrado Ivan Pyryev e lançado em 1958, é baseado na primeira parte do romance de Dostoievski, e destaca-se pela fidelidade ao texto original e pela atuação de Yuri Yakovlev, ator que ganhou destaque internacional justamente por conta da repercussão do filme.

De Yuri Ozerov, está na programação a série “Libertação”, com cinco filmes, completa. Recentemente restaurado pelo Estúdio Mosfilm em 4K, o épico é considerado uma referência entre os filmes de guerra, e é uma coprodução da União Soviética com Itália, Alemanha Oriental, Iugoslávia e Polônia. Ozerov o concebeu entre 1967 e 1971, retratando os momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial: a batalha de Kursk, a travessia do Dnieper, a libertação de Kiev, a conferência de Teerã, as intensas batalhas por Berlim e a tomada do Reichstag, a rendição da Alemanha nazista e a conferência dos chefes da coalizão anti-Hitler em Yalta.

O ator e diretor Vladimir Menshov, famoso por sua representação do homem comum russo e da vida da classe trabalhadora em seus longas, também será homenageado na programação, com exibições de dois filmes: a comédia romântica “Amor e Pombos” (1984), um dos filmes mais queridos de todos os tempos pelo povo russo, e o drama “Moscou Não Acredita em Lágrimas” (1979), vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1981. Menshov faleceu em julho de 2021, aos 81 anos, por complicações ocasionadas pela Covid-19.

No sábado, 17/12, às 15h, haverá exibição especial do filme “Rua Mercantil Nº 3” (1927), do diretor Abraham Room, considerado uma das obras primas do cinema silencioso soviético. O longa será exibido com trilha sonora composta e executada ao vivo pela pianista Dudah Lopes.

Rua Mercantil Nº 3 (1927), do diretor Abraham Room, considerado uma das obras primas do cinema silencioso soviético
Créditos: Divulgação
Rua Mercantil Nº 3 (1927), do diretor Abraham Room, considerado uma das obras primas do cinema silencioso soviético

Programação especial:

Exposição “As Matryoskhas”, por Nadia Ramirez Starikoff

Dos dias 14/12 a 18/12 estará em cartaz, no foyer da sala Grande Otelo, a exposição “As Matryoskhas”, de Nadia Ramirez Starikoff. Filha de mãe russa, a artista tem sua trajetória marcada pela migração. Inspiradas nas bonecas de origem russa, as obras retratam as origens ancestrais, a materialidade do corpo, as conexões com o outro, as relações com o ambiente e, por fim, a relação com o universo em sua mais infinita amplitude.

Como Ler os Russos – Roda de conversa com Irineu Franco Perpétuo

No sábado, 17/12, às 14h, teremos uma roda de conversa com o tradutor e jornalista cultural Irineu Franco Perpétuo, sobre seu livro “Como Ler os Russos”, recém-lançado. Irineu é um dos mais importantes tradutores do russo no Brasil, destacando-se, entre seus trabalhos, obras de Aleksandr Pushkin, Liev Tolstoi e Fyodor Dostoievski, e no novo livro, feito para todos que se interessam por literatura russa, busca responder uma pergunta: por que seguimos, ao longo de décadas, lendo, discutindo e admirando os russos?

Duração: 50 minutos

A Língua da Revolução – Roda de alfabetização com Matheus Gusev

No sábado, 17/12, às 13h, o professor Matheus Gussev, do Instituto Soyuz, promove uma roda de alfabetização com noções básicas da língua russa. Fundado em 2021, o Instituto Soyuz tem como objetivo levar conteúdo linguístico gratuito e o ensino de idiomas a preços populares para o Brasil e o mundo. Gusev é formado pelo Clube de Cultura Russa de São Paulo, e certificado como proficiente em língua russa pela Universidade Estatal de São Petersburgo.

Duração: 50 minutos

Comidas, bebidas e artesanato típico do Leste Europeu

Um pedacinho da tradicional Feira do Leste Europeu estará na Cinemateca no sábado, 17/12, com barracas de comidas, bebidas e artesanato típicos da região. A Feira do Leste Europeu acontece mensalmente na Vila Zelina, bairro que concentra o maior número de imigrantes de países do Leste Europeu em São Paulo.

Sábado, 17/12/2022
Horário: das 13h às 21h

Legal, né? Confira aqui a programação completa e sinopses dos filmes da 8ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo.