CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Mostras gratuitas em oito bibliotecas exibem vários clássicos do cinema

'Pulp Fiction', 'O Exorcista', 'Quanto mais quente melhor', 'Procurando Nemo', 'Monstros S.A.' e muitos outros filmes integram as programações

Por: Redação
Pulp Fiction - reprodução
“Pulp Fiction” é um dos filmes que fazem parte da programação nas bibliotecas públicas

Entre os dias 1 e 14 de dezembro, oito bibliotecas públicas da cidade recebem duas programações especiais e com entrada totalmente Catraca Livre, que contemplam os clássicos do cinema nacional e internacional. A mostra “O Que Faz Um Filme Clássico?” acontece nas bibliotecas Álvares de Azevedo, Pedro Nava e Menotti Del Picchia, na zona norte; Belmonte, Roberto Santos e Viriato Corrêa, na zona sul; e Adelpha Figueiredo e Paulo Setúbal, na zona leste. Paralelamente, acontece também a mostra “O Que Faz um filme clássico infantil?”, com exibições nas bibliotecas Pedro Nava, Viriato Corrêa, Roberto Santos e Paulo Setúbal.

São tantos filmes bons que você vai se perder na hora de escolher qual assistir. “Pulp Fiction”, “O Exorcista”, “Quanto mais quente melhor”, “Procurando Nemo”, “A História sem Fim”, “Monstros S.A.” e “Psicose” são apenas alguns dos longas que são exibidos.

Vai no evento? Então, tire uma foto, publique no seu Facebook ou Instagram, e marque a hashtag #ViNoCatraca.

Confira abaixo as programações completas:

Playtime – Tempo de diversão
(França, 1967, 120 min). Dir.: Jacques Tati. Com Jacques Tati, Barbara Dennek, Georges Montant e outros. Livre.
Filme sobre um passeio do Sr. Hulot pela Paris dos anos 1960 no qual o personagem cria confusões entre os turistas que visitam a capital francesa.
BP Paulo Setúbal. Dia 1º, às 16h.

A Família Addams
(The Addams Family, EUA, 1991, 99 min, dublado). Dir.: Barry Sonnenfeld. Com Anjelica Huston, Raul Julia, Christopher Lloyd e outros. Livre.
A macabra família Addams corre o risco de perder seu tesouro em moedas de ouro, pois um advogado desonesto pretende roubá-lo.
BP Álvares de Azevedo. Dia 3, às 14h30.

Em busca do ouro
(The Gold Rush, EUA, 1925, 83 min). Dir.: Charles Chaplin. Com Charles Chaplin, Mack Swain, Tom Murray e outros. Livre.
No Alasca, Carlitos tenta a sorte como garimpeiro de ouro. Lá, se apaixona por uma dançarina e conhece o gordo McKay, com quem arma grandes confusões.
BP Pedro Nava. Dia 4, às 14h.

A General
(The General, EUA, 1926, 75 min). Dir.: Buster Keaton e Clyde Bruckman. Com Buster Keaton, Marion Mack, Charles Henry Smith e outros. Livre.
Durante a guerra civil americana, rapaz tem de provar sua coragem quando espiões raptam, ao mesmo tempo, sua namorada e uma locomotiva que ele adora.
BP Menotti Del Picchia. Dia 5, às 14h.

Labirinto – A Magia do Tempo
(Labyrinth, EUA/Reino Unido, 1986, 101 min, dublado). Dir.: Jim Henson. Com David Bowie, Jennifer Connelly, Toby Froud e outros. Livre.
Enquanto toma conta de seu irmão bebê que chora muito, garota imagina o personagem de seu livro favorito levando a criança embora. Quando a fantasia se torna realidade, ela precisa resgatar o garoto.
BP Viriato Corrêa. Dia 5, às 15h.

8 1/2
(França/Itália, 1963, 145 min). Dir.: Federico Fellini. Com Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Anouk Aimée e outros. +14 anos.
Cineasta em crise não consegue encontrar a ideia para seu próximo filme. Durante uma temporada de férias, é assombrado por sonhos e recordações.
BP Roberto Santos. Dia 5, às 16h.

Sem Sol
(Sans soleil, França, 1982, 100 min). Dir.: Chris Marker. Com Florence Delay, Arielle Dombasle, Riyoko Ikeda e outros. +12 anos.
Ensaio sobre tempo e memória por meio da narração das cartas de um cinegrafista que viaja do Japão a Guiné Bissau, da Islândia aos Estados Unidos.
BP Adelpha Figueiredo. Dia 5, às 16h.

O Grande Ditador
(The Great Dictador, EUA, 1940, 128 min). Dir.: Charles Chaplin. Com Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie e outros. Livre.
Chaplin interpreta dois papéis: o do barbeiro judeu que sofre perseguição religiosa e o do ditador Adenoid Hynkel, sátira a Adolf Hitler.
BP Roberto Santos. Dia 5, às 19h.

Jamaica Abaixo de Zero
(Cool Runnings, EUA, 1993, 98 min, dublado). Dir.: Jon Turteltaub. Com Leon, Malik Yoba, Doug E. Doug e outros. Livre.
Longa baseado na história real da primeira equipe jamaicana de bobslead a participar das Olimpíadas de Inverno.
BP Viriato Corrêa. Dia 6, às 15h.

Um Cão Andaluz
(Un chien andalou, França, 1928, 16 min). Dir.: Luis Buñuel. Com Pierre Batcheff, Simone Mareuil, Luis Buñuel e outros. +18 anos.
Coescrito por Salvador Dalí, um dos marcos do surrealismo no cinema, o filme explora o inconsciente humano numa sequência de cenas emblemáticas, como a do olho cortado por uma navalha.
A Idade do Ouro
(L’age d’or, França, 1930). Dir.: Luis Buñuel. Com Modot, Lya Lys, Max Ernst e outros. +18 anos.
Casal está loucamente apaixonado, mas não consegue consumar esse amor porque sempre é interrompido.
Exibições em sequência. BP Roberto Santos. Dia 7, às 16h.

O Exorcista
(The Exorcist, 1973, 123 min). Dir.: William Friedkin. Com Ellen Burstyn, Max Von Sydow, Linda Blair e outros.+14 anos.
Ao perceber que sua filha tem um comportamento estranho, estrela de cinema pede ajuda a um padre que afirma ser um caso de possessão demoníaca e decide solicitar um exorcismo.
BP Viriato Corrêa. Dia 7, às 17h.

Os Incompreendidos
(Les 400 coups, França, 1959, 94 min). Dir.: François Truffaut. Com Jean-Pierre Léaud, Claire Maurier, Albert Rémy e outros. +14 anos.
Depois de apanhar da mãe ao descobrir que ela tem um amante, adolescente problemático decide fugir de casa para viver de pequenos furtos.
BP Roberto Santos. Dia 7, às 18h.

Cinema Paradiso
(Nuovo Cinema Paradiso, França/Itália, 1988, 123 min). Dir.: Giuseppe Tornatore. Com Philippe Noiret, Jacques Perrin, Salvatore Casciatore e outros. +14 anos.
Garoto vive num vilarejo no interior da Itália durante a Segunda Guerra. Sua principal diversão é passar as tardes no Cinema Paradiso, fazendo companhia ao projecionista.
BP Paulo Setúbal. Dia 8, às 16h.

Fahrenheit 451
(Inglaterra, 1966, 112 min). Dir.: François Truffaut. Com Oskar Werner, Julie Christie, Cyril Cusack e outros. +14 anos.
Bombeiro tem o dever de queimar todo livro que tenha sido visto pelas autoridades ou denunciado pelos informantes, mas se envolve com uma apaixonada por literatura, fato que o leva a ler livros de forma clandestina.
BP Pedro Nava. Dia 11, às 14h.

Deus e o Diabo na Terra do Sol
(Brasil, 1964, 125 min). Dir.: Glauber Rocha. Com Othon Bastos, Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães e outros. +14 anos.
Vaqueiro mata o coronel que o explora e foge com a mulher. Eles são perseguidos por jagunços e encontram abrigo entre os seguidores de um beato. Por outro lado, um matador de aluguel procura por beatos, forçando o casal a continuar sua fuga até se encontrar com um cangaceiro remanescente do bando de Lampião.
BP Menotti Del Picchia. Dia 12, às 14h.

Plano 9 do Espaço Sideral
(Plan 9 from Outerspace, EUA, 1959, 79 min). Dir.: Ed Wood. Com Gregory Walcott, Tom Keene, Mona McKinnon e outros. +12 anos.
Alienígenas chegam à Terra para exterminar a população. Considerado o pior filme de todos os tempos.
BP Viriato Corrêa. Dia 12, às 15h.

Psicose
(Psycho, EUA, 1960, 109 min). Dir.: Alfred Hitchcock. Com Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles e outros. +14 anos.
Secretária rouba 40 mil dólares do patrão. Durante a fuga, decide passar a noite em um motel à beira da estrada, onde é misteriosamente assassinada. Sua irmã resolve investigar seu desaparecimento.
BP Adelpha Figueiredo. Dia 12, às 16h.

Terra em Transe
(Brasil, 1967, 107 min). Dir.: Glauber Rocha. Com Jardel Filho, Paulo Autran, Glauce Rocha e outros. +14 anos.
Num país imaginário, jornalista presencia a disputa pelo poder entre um líder de direita paternalista, um político populista e o dono do império de comunicações.
BP Roberto Santos. Dia 12, às 16h.

Pink Flamingos
(EUA, 1972, 112 min). Dir.: John Waters. Com Divine, David Lochary, Mary Vivian Pearce e outros. +18 anos.
Interpretada pela drag queen Divine, mãe de família, seu filho e sua mãe obesa ostentam orgulhosamente o título de “pessoas mais imundas do mundo”. Seu “reinado”, porém, é ameaçado por outro casal.
BP Viriato Corrêa. Dia 12, às 17h.

O Encouraçado Potemkin
(Bronenosets Potyomkin, URSS, 1925, 74 min). Dir.: Sergei Eisenstein. Com Aleksandr Antonov, Vladimir Barski, Grigori Alexandrov e outros. +14 anos.
Em 1905, na Rússia czarista, marinheiros do encouraçado Potemkin se revoltam contra os comandantes quando um grupo é condenado à morte após se recusar a comer carne podre.
BP Roberto Santos. Dia 12, às 19h.

Simão, o caolho
(Brasil, 1952, 96 min). Dir.: Alberto Cavalcanti. Com Mesquitinha, Raquel Martins, Carlos Araújo e outros. Livre.
Baseado em crônica de Galeão Coutinho, o filme mostra um corretor caolho que ganha um novo olho de um inventor amigo e se torna invisível.
BP Belmonte. Dia 13, às 11h.

A Primeira Noite de um Homem
(The Graduate, EUA, 1967, 101 min). Dir.: Mike Nichols. Com Dustin Hoffman, Anne Bancroft, Katharine Ross e outros. +14 anos.
Indeciso quanto ao futuro, rapaz recém-formado se deixa seduzir por uma mulher mais velha, mas, na realidade, está interessado na filha dela.
BP Viriato Corrêa. Dia 13, às 15h.

Pulp Fiction – Tempo de Violência
(EUA, 1994, 154 min). Dir.: Quentin Tarantino. Com John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman e outros. +18 anos.
Três histórias interligadas seguem as desventuras de dois assassinos, entre elas a da insinuante mulher do patrão deles e a de um boxeador em fuga.
BP Viriato Corrêa. Dia 13, às 17h.

Persona
(Suécia, 1966, 84 min). Dir.: Ingmar Bergman. Com Bibi Andersson, Liv Ullmann, Margareta Krook e outros. +18 anos.
Atriz teatral de sucesso sofre uma crise emocional e emudece. Sob os cuidados de uma enfermeira que a admira, as duas mulheres desenvolvem uma relação de forte intensidade emocional.
BP Roberto Santos. Dia 14, às 16h.

King Kong x Godzilla
(Kingu Kongu tai Gojira, EUA/Japão, 1962, 83 min). Dir.: Inoshiro Honda e Thomas Montgomery. Com Tadao Takashima, Kenji Sahara, Yu Fujiki e outros. Livre.
O monstro pré-histórico japonês Godzilla emerge de um iceberg para enfrentar outro ser mitológico, o enorme gorila africano King Kong.
BP Viriato Corrêa. Dia 14, às 17h.

Quanto mais quente melhor
(Some Like It Hot, EUA, 1959, 121 min). Dir.: Billy Wilder. Com Marilyn Monroe, Tony Curtis, Jack Lemmon e outros. +12 anos.
Em 1929, dois músicos desempregados de Chicago presenciam um crime. Eles decidem se passar por mulher para conseguir trabalho em uma banda feminina que partirá para a Flórida e, assim, fugir da perseguição de gângsteres, mas um deles se apaixona por uma das integrantes do grupo.
BP Roberto Santos. Dia 14, às 18h.

Alice no País das Maravilhas
(Alice in Wonderland, EUA, 1951, 75 min, animação). Dir.: Clyde Geronimi, Hamilton Luske e Wilfred Jackson.
Ao cair em um túnel através de uma árvore, Alice chega num mundo surreal, habitado por personagens fantásticos, entre eles os gêmeos Tweedledee e Tweedledum, o Chapeleiro Louco, o Coelho Apressado e a terrível Rainha de Copas.
BP Paulo Setúbal. Dia 1º, às 14h.

O Rei Leão
(The Lion King, EUA, 1994, 89 min, animação). Dir.: Rob Minkoff e Roger Allers.
Filhote de leão deve enfrentar seu terrível tio na disputa pelo título de Rei da Selva depois que o pai daquele é assassinado.
BP Pedro Nava. Dia 3, às 14h.

Monstros S.A.
(Monsters, Inc., EUA, 2001, 92 min, animação). Dir.: Peter Docter, David Silverman e Lee Unkrich.
Em outro planeta, monstros geram a energia de sua cidade assustando criancinhas da Terra, mas, ao mesmo tempo, têm muito medo de serem contaminados por elas. Quando uma menina entra na fábrica, por engano, dois personagens assustadores começam a perceber quem realmente é bom e quem é malvado.
BP Roberto Santos. Dia 6, às 16h.

Castelo Rá-Tim-Bum, O Filme
(Brasil, 1999, 108 min). Dir.: Cao Hamburger. Com Marieta Severo, Rosi Campos, Sérgio Mamberti e outros.
Garoto de 300 anos e aprendiz de feiticeiro quer ser um menino comum. Seus planos tomam outro rumo quando uma bruxa malvada da família rouba os poderes da tia do menino. Junto com seus novos amigos, ele vive uma surpreendente aventura para resolver o mistério.
BP Paulo Setúbal. Dia 8, às 14h.

Fantasia
(EUA, 1940, 125 min, animação). Dir.: James Algar, Samuel Armstrong, Ford Beebe e Norman Ferguson.
Coletânea de desenhos animados inspirados em obras da música erudita, como “Aprendiz de feiticeiro”, de Paul Dukas, protagonizado pelo camundongo Mickey; Sinfonia nº 3 “Pastoral”, de Ludwig van Beethoven, estrelado por seres mitológicos; e a “Dança das horas”, da ópera “La Gioconda”, de Almilcare Ponchielli, interpretada por avestruzes, hipopótamas e jacarés.
BP Pedro Nava. Dia 10, às 14h.

Procurando Nemo
(Finding Nemo, EUA, 2003, 100 min, animação). Dir.: Andrew Stanton e Lee Unkrich.
Após ter seu filho sequestrado do coral em que vive, o pai de um peixe-palhaço decide partir à sua procura.
BP Roberto Santos. Dia 13, às 16h.

A História sem Fim
(The Neverending Story, EUA/Alemanha, 1984, 92 min). Dir.: Wolfgang Petersen. Com Barret Oliver, Noah Hathaway, Tami Stronach e outros.
Garoto pega emprestado um misterioso livro e, ao virar a primeira página, é levado a um mundo de fantasia, passando a interagir com os personagens da história.
BP Viriato Corrêa. Dia 14, às 15h.