Museu do Amanhã apresenta exposição sobre o futuro do trabalho

Entre os equipamentos futuros imaginados na mostra estão as impressoras de comida
Até
31
de dezembro 2018
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Das 10h às 17h

Museu

Por: Redação | Comunicar erro

'Ofisuka 2068' imagina possíveis profissões, relações, padrões, ambientes, equipamentos e ferramentas, convidando o público a interagir com as obras

E se todos os trabalhos fossem hipercriativos? E se todo trabalho fosse por temporada? E se você só trabalhasse com o que gosta de fazer? E se você pudesse acessar mais camadas da sua mente? A exposição “Ofisuka 2068 – Imaginando um Futuro do Trabalho”, no Museu do Amanhã, convida o público do Rio a descobrir um futuro possível para a vida profissional daqui a 50 anos.

Exposição 'Ofisuka 2068 – Imaginando um Futuro do Trabalho' no Museu do Amanhã
Crédito: Albert Andrade/Divulgação‘Ofisuka 2068 – Imaginando um Futuro do Trabalho’ convida o visitante a pensar no futuro da vida profissional daqui a 50 anos

Na mostra, o visitante se depara com uma grande Ofisuka (palavra que significa escritório-casa em japonês), um ambiente versátil que mescla trabalho e convívio de forma colaborativa. É um espaço para onde as pessoas poderão se mudar por temporadas para desenvolver projetos, obras ou empreendimentos específicos.

Possíveis novas profissões também foram imaginadas, como Onironauta (mineradores de matéria onírica bruta) e Pensigner (designer de pensamentos). O percurso narrativo exibe ainda futuros padrões do trabalho: o de hipercriatividade, que une indivíduos à tecnologia; o de quimeras, novas organizações híbridas entre humanos e não-humanos que viverão como famílias; e o de pessoas artificiais, capazes de gerenciar seus próprios recursos e estabelecer relações de troca.

Por lá, visitantes podem ver ferramentas e equipamentos que serão usados, como a geladeira de gel, as impressoras 3D que vão criar móveis e exoesqueletos, impressoras de comida, máscaras de visualização e casulos de dormir. Podem ainda entrar em cápsulas de Onironautas, interagir com uma ferramenta de prototipagem de realidade aumentada, entrar em estados meditativos e manipular cenas de sonhos.

Exposição 'Ofisuka 2068 – Imaginando um Futuro do Trabalho' no Museu do Amanhã
Crédito: Albert Andrade/DivulgaçãoEntre os equipamentos futuros imaginados na mostra estão as impressoras de comida
Exposição 'Ofisuka 2068 – Imaginando um Futuro do Trabalho' no Museu do Amanhã
Crédito: Albert Andrade/DivulgaçãoPúblico pode conferir ainda a geladeira do futuro no espaço expositivo
Exposição 'Ofisuka 2068 – Imaginando um Futuro do Trabalho' no Museu do Amanhã
Crédito: Albert Andrade/DivulgaçãoOnironauta (mineradores de matéria onírica bruta) é uma das profissões imaginadas para 2068

Esse futuro foi imaginado por designers do Instituto Europeo di Design (IED), pela equipe do Laboratório de Atividades do Amanhã e, claro, por jovens, que provavelmente vão viver essa época.

Irado, né? Você pode conferir tudo isso de terça a domingo, das 10h às 17h, pagando R$ 20 e R$ 10 (meia). Lembrando que a entrada no Museu do Amanhã é gratuita às terças!

Compartilhe:

Autor: Por: Redação