Museu MAR(avilhoso): marque no mapa
São poucos os que me pedem dicas de museus. Diria até que se trata de “espécie rara em extinção”. Museus são vistos como salas entediantes cheias de quadros incompreensíveis – pelo menos o motivo de estarem ali. Museu = quadro = desenhos abstratos que não entendo. Rio é praia, po! Essa é a sensação que tenho quando faço meus roteiros e posts.
Contudo, dentre tantos museus clássicos eis que surge o MAR. Num processo de fuga dessa sequência absolutamente previsível e rotineira de “quadros na sala”, o Museu de Arte do Rio é um baita presente para a cidade! Uma joia guardada na recém revitalizada Praça Mauá.
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- 3 cidades no Chile que merecem sua visita além de Santiago
- Ano Novo: 3 destinos no interior de SP para viajar em família
- Montevidéu em 4 dias: lugares para visitar, comer e amar
Seu acervo agrada os apreciadores da história do Rio, da arte clássica e da arte moderna. Um museu que conta histórias e interage com seu público. O MAR agrada até quem não entende de arte. Até janeiro de 2016, por exemplo, é tempo de ver lindas fotos antigas do Rio. Até maio tem mais história da cidade, contando como se tornou capital em 1763 (saiba mais).
Além das salas de exposição que já receberam desde Frida Kahlo até as esculturas hiperealistas de Ron Mueck, outra obra prima que reluz do MAR está na janelinha do último andar. De lá se tem uma visão privilegiada da Baía de Guanabara, da ponte Rio-Niterói, da Praça Mauá renovadíssima e do novíssimo Museu do Amanhã.
Onde? Praça Mauá, 5 – Centro.
Quando? De 10h às 17h, de terça à domingo.
Quanto? R$ 20 – Obs.: Às terças e no último domingo a entrada é Catraca Livre!
Quer saber o que fazer no Rio? Carioque-se no @cariocandonorio.