Shows 0800: 'Levada +' promove a música independente no Flamengo

Dia das Crianças: 10 rolês mais legais do que comprar presente

Semana das Crianças está cheia de atividades bacanas, como as instalações lúdicas do Erê Lab, que ficam tanto no Espaço Cultural Porto Seguro quanto na Praça Rotary
Nos dias
06/10 - 09/10
10/10 - 12/10 - 13/10 - 14/10 - 20/10 - 27/10 - 03/11
2018
Diversos horários

Cidade

Aproveite o feriadão para curtir as atividades voltadas às crianças em parques, museus, bibliotecas e Sescs

Está chegando um dos dias mais animados do ano! Além de ser um feriado religioso (Nossa Senhora Aparecida), em 12 de outubro também é comemorado o Dia das Crianças.  A tradicional data movimenta bilhões de reais, sendo considerada a quarta ou quinta mais importante para o comércio. Mas você já pensou em comemorar oferecendo uma experiência diferente ao invés de apenas comprar presentes?

Bebê brincando em um trepa-trepa
Crédito: Divulgação - Erê Lab - Sesc ConsolaçãoSemana das Crianças está cheia de atividades bacanas, como as instalações lúdicas do Erê Lab, que ficam tanto no Espaço Cultural Porto Seguro quanto na Praça Rotary

A Catraca Livre preparou uma lista de alternativas bacanudas para você aproveitar a data. Como sempre, tem opções para todos os bolsos e gostos: feirinhas gastronômicas em parques, contação de histórias em museus e biblioteca, teatro infantil ao ar livre e muito mais.

Bora?

  • 1. Festival do Churros e Festival da Criança Feliz no Parque CERET

    Crédito: PixabayLegenda: Parque CERET recebe Festival do Churros para celebrar o Dia das Crianças

    Festival do Churros e Festival da Criança Feliz
    Dias 12, 13 e 14 de outubro, das 10h às 20h
    Parque CERET – Rua Eleonara Cintra, s/n – Tatuapé
    Entrada gratuita

    Que tal passar o Dia das Crianças ao ar livre, curtindo a natureza em um parque? E mais: deliciando-se com churros de diversos sabores. Essa é a promessa do Festival de Churros que acontece entre os dias 12 e 14 de outubro no Parque CERET. Além das barracas e food trucks com estes doces maravilhosos, quem for ao evento também pode aproveitar as brincadeiras e jogos, os brinquedos infláveis e as oficinas. do 1º Festival Criança Feliz. Vai perder essa?

  • 2. Parque da Água Branca e Horto Florestal recebem eventos gratuitos

    Crédito: Teejay - PexelsLegenda: Parque da Água Branca e Horto Florestal recebem o Festival do Sorvete no Dia das Crianças

    Dia das Crianças com Festival do Sorvete no Parque da Água Branca e no Horto Florestal
    Dias 12, 13 e 14 de outubro, das 9h às 19h no Parque da Água Branca e das 9h às 18h no Horto Florestal
    Parque da Água Branca
    – Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda
    Horto Florestal
    Rua do Horto, 931 – Horto Florestal
    Entrada gratuita

    Tem mais atividade ao ar livre, sim! O Parque da Água Branca e o Horto Florestal recebem o Festival do Sorvete entre os dias 12 e 14 de outubro. Entre as gostosuras disponíveis estão sanduíche de churros com sorvete, fondue com sorvete, sorvete tailandês, milk shake, casquinha, açaí com sorvete e muito mais. Além disso, os pequenos podem se divertir com brincadeiras nostálgicas, como pião, bambolê, jogos de tabuleiro e pula corda. O evento conta ainda com feira de artesanato e comidas brasileiras e orientais.

     

  • 3. Feira de Troca de Brinquedos na na Praça Rotary

    Crédito: Mikes Photos - PexelsLegenda: Praça Major Sertório recebe Feira de Troca de Brinquedos no Dia das Crianças

    Feira de Troca de Brinquedos na Praça Rotary
    Dia 12 de outubro, das 12h às 17h
    Praça Rotary – Rua Major Sertório – Vila Buarque
    Grátis

    Em tempos de consumo consciente, que tal incentivar a troca? No dia 12, das 12h às 17h, a Praça Major Sertório recebe uma feira de troca de brinquedos.  A ideia é proporcionar a interação entre as crianças e promover a reflexão sobre os apelos ao consumismo na infância.

  • 4. Contos árabes na Biblioteca Mário de Andrade

    Crédito: PixabayLegenda: Biblioteca Mário de Andrade recebe contação de histórias árabes no Dia das Crianças

    “Habiba” – Contos Árabes Cris Miguel
    Dia 12 de outubro, às 15h
    Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – República
    Grátis, com distribuição de ingresso uma hora antes do espetáculo

    Cris Miguel, vocalista da banda Mawaca, conduz uma viagem pelo mundo árabe no Dia das Crianças. Com 50 minutos de duração, o espetáculo “Habiba” é composto por três personagens. Uma delas é a Habiba, uma contadora de histórias que narra rodeada de tapetes persas. O segundo é o Príncipe Ádil, que fala sobre como enfrentar e vencer os medos. E, por fim, o público conhece o Fantasma da Tia Khalil, que gosta de fazer kibe, dar sustos e cantar.

    O universo mágico das histórias é complementado por, dança, música tradicional, bonecos e brincadeiras. Cris explora o imaginário árabe dos mercadores e suas viagens pelo deserto. Há tradução para Libras.

  • 5. IV Semana da Cultura Tradicional da Infância

    Crédito: Karina Bacci - Divulgação - MAMLegenda: MAM promove a IV Semana da Cultura Tradicional da Infância entre os dias 6 e 13 de outubro

    IV Semana da Cultura Tradicional da Infância
    De 6 a 13 de outubro, diversos horários
    MAM
    Avenida Pedro Alvares Cabral, s/nº – Parque Ibirapuera
    Grátis

    Na semana do Dia das Crianças, o MAM oferece uma série de vivências gratuitas para os pequenos. Tem oficina de música, percurso poético, piquenique e até construção de brinquedos. A distribuição das senhas acontece com 30 minutos de antecedência. Veja a programação:

    Sábado, dia 6 de outubro, às 15h: Oficina de música e movimento para bebês com Sandra Bittar
    Local: Ateliê MAM Educativo
    Classificação: + 6 meses até 24 meses
    Participantes: 20 bebês + 20 acompanhantes
    Descrição: oficina convida pais e bebês a interagirem a partir de canções da infância, criando um ambiente que promove o vínculo e a escuta do adulto ao modo próprio como o bebê brinca com seu corpo, com seus movimentos e com a música.

    Terça, dia 9 de outubro, às 15h: Brincadeiras e experimentações com tintas naturais com Mirela Estelles
    Local: Ateliê MAM
    Classificação: +8 meses até 24 meses
    Participantes: 20 bebês + 20 acompanhantes
    Descrição: neste encontro, os bebês exploram o corpo com tintas feitas artesanalmente com elementos naturais

    Quarta, 10 de outubro, às 19h: Visita noturna – percurso poético na exposição “MAM 70: MAM e MAC USP”, com Mirela Estelles
    Classificação: + 4 anos
    Participantes: 25 pessoas (crianças e acompanhantes)
    Descrição: percurso lúdico pela exposição “MAM 70: MAM e MAC USP” para descobrir novas formas de ver e perceber as obras, por meio de histórias e brincadeiras propostas pela educadora e contadora de histórias Mirela Estelles.

    Sexta, 12 de outubro, às 11h: Piquenique com desenhos e esculturas comestíveis
    Local: Ateliê MAM
    Classificação: + 2 anos
    Participantes: 30 pessoas (crianças e acompanhantes)
    Descrição: pensando na alimentação e na ludicidade possível ao trabalhar com os alimentos, os participantes experimentam diversas formas, texturas, cores e sabores ao criarem diferentes composições visuais.

    Sexta, 12 de outubro, das 15h às 16h30: Feira de troca de brinquedos
    Local: em frente ao painel OSGÊMEOS
    Classificação: livre
    Participantes: livre

    Sábado, 13 de outubro, às 15h:Construção de brinquedos
    Local: em frente à Sala de Vidro
    Classificação: + 4 anos
    Participantes: livre
    Descrição: crianças e adultos trabalharão juntos na criação de brinquedos, como bonecas, piões e voadores.

  • 6. Dia das Crianças no Museu da Casa Brasileira

    Crédito: Chema Llanos - Divulgação - Museu da Casa BrasileiraLegenda: Museu da Casa Brasileira tem programação especial voltada à literatura no Dia Das Crianças

    Lançamentos de livros e oficina de contação de histórias marcam o Dia das Crianças no Museu da Casa Brasileira
    Dia 12, das 10h às 18h
    MCB – Museu da Casa Brasileira – Avenida Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano
    Grátis

    O Dia das Crianças no MCB – Museu da Casa Brasileira é voltado à literatura. Ao longo do dia, estão previstos lançamentos de livros e uma oficina de contação de histórias. E ainda tem como aproveitar as exposições em cartaz. Vai perder? Veja a programação:

    Das 10h às 18h: visita às exposições em cartaz – “Indústria Artesanal – atelier oï, Peconheiros”, “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB”, “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado” e o painel Nossa Casa.

    Das 10h30 às 12h: Oficina ”Contacriação: as histórias do subterrâneo”, com o Educativo MCB em parceria com o grupo Batatas Jardineiras
    Descrição: os participantes observam de perto a criação de solo fértil pelas minhocas e inventam histórias e aventuras nas passagens dessas e de outras criaturas em seus buracos e túneis, cheios de mistério, escuridão e transformação. Não é necessário inscrição prévia.

    Das 13h às 15h: Lançamento dos livros “A Fazedora de Sonhos”, sobre uma menina e uma senhora solitárias, que vivem em um lugar tomado por prédios, mas uma casa antiga as leva a começar uma aventura cheia de descobertas, e “Conversa com a Chuva”,um poema que brinca com o que provoca medo – no caso, a chuva – e como é possível enfrentar aquilo que bloqueia ou paralisa. Ambos são de Betânia Farias , que também faz contação de histórias.

    Das 16h às 18h: Lançamento do livro “O Rei Careca’ e contação de história com o autor Thiago Franco. Com ilustrações coloridas de Alisson Ricardo, o livro conta a história de um jovem rei que não tinha cabelos e, por isso,pensava que não poderia fazer amizades.

  • 7. Teatro para crianças gratuito no Sesc Ipiranga

    Crédito: Guilherme Souza - Divulgação - Sesc IpirangaLegenda: Quatro dramaturgos dirigem suas próprias obras inéditas para crianças no Sesc Ipiranga

    Leituras de peças inéditas para crianças no Sesc Ipiranga
    13, 20 e 27 de outubro, e 3 de novembro, às 16h
    Sesc Ipiranga
    – Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga
    Grátis

    A próxima dica é para aproveitar com as crianças nos sábados até o dia 3 de novembro. para aproximar os pequenos do universo teatral, o Sesc Ipiranga recebe a Leitura de peças inéditas para crianças, com quatro dramaturgos dirigindo peças inéditas para o universo infantil. Cada um explorou um estilo: tem adaptação literária, teatro musical, escrita a partir da cena e dramaturgia clássica. É tudo gratuito! Veja a programação:

    Sábado, 13 de outubro, às 16h: “Dom Caixote de la Feira”, de Paulo Rogério Lopes
    Classificação: livre
    Duração: 120 minutos

    Adaptação de Paulo Rogério Lopes para o clássico “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, publicado pela primeira vez em 1605. O enredo se desenvolve em uma Feira Livre, onde uma dupla de carregadores de caixotes se depara com um velho ‘Livro de Cavalaria’ prestes a ter suas páginas destruídas para servir de embrulho para compras. Por meio da leitura do livro, a dupla mergulha no universo fantasioso dos antigos Cavaleiros Andantes.

    Sábado, 20 de outubro, às 16h: “Escondida”, de Ana Roxo
    Classificação: livre
    Duração: 120 minutos

    O texto “Escondida”, de Ana Roxo, é uma peça musical que conta a história de uma menina que vai para um lugar onde nada tem nome. Neste reino, sua única companhia é uma boneca, a quem ela dá o nome de Escondida. Para conseguir sair desse lugar, a menina precisa lembrar o próprio nome, e conta com a ajuda de sua nova amiga para isso.

    Sábado, dia 27,às 16h: “A menina que nasceu menino”, de Alessandro Hernandez
    Classificação: livre
    Duração: 120 minutos

    O enredo de “A menina que nasceu menino”, de Alessandro Hernandez, é construído a partir da parceria com a atriz Cris Lozano. Na história, o público conheceLuan, uma menina que nasceu menino e vive fechada em seu quarto, sem contato com o mundo externo. Sua única relação com o mundo real se dá pela fresta da janela do seu quarto e com sua mãe, que ficcionaliza a vida real para ela. Um dia, Luan consegue sair do quarto e se depara com um outro mundo, diferente do inventado por sua mãe, e se dá conta da sua identidade em meio à vida lá fora.

    Sábado, 3 de novembro,às 16h: “Elagalinha”, de Marcelo Romagnoli
    Classificação: livre
    Duração: 120 minutos

    Com “Elagalinha”, Marcelo Romagnoli apresenta uma fábula sem moral para todas as idades sobre a falência da educação. Na trama, Paigalo prepara Elagalinha para seu primeiro dia de aula. Rumo à escola, esta última é feita prisioneira de Elemonstro. Trancada, sua jaula assume a metáfora da escola. Uma dupla de críticos comenta as ações com observações sobre a própria arte da representação.

  • 8. Brincadeirices no Espaço Cultural Porto Seguro

    Crédito: Divulgação - Espaço Cultural Porto SeguroLegenda: Espaço Cultural Porto Seguro Oferece atividades especiais no Dia das Crianças

    Brincadeirices no Espaço Cultural Porto Seguro
    Dia 12 de outubro, das 10h às 18h
    Espaço Cultural Porto Seguro
    – Alameda Barão de Piracicaba, 610 – Campos Elíseos
    Grátis

    O Espaço Cultural Porto Seguro tem uma programação diferenciada para o Dia das Crianças. Atividades para toda a família acontecem entre às 10h e às 18h – e tudo gratuito! Tem oficinas, contação de histórias, brincadeiras e espetáculos. Veja a programação:

    10h às 18h:Erê Lab

    O Erê Lab trabalha na criação e desenvolvimento de objetos interativos de brincar e interagir. São oferecidos objetos que participam do urbanismo contemporâneo através de interações fluidas no cotidiano, projetados para serem instalados em pracças, parques e espacços ociosos das cidades, de modo a recuperá-los e abrir espaço para a cidadania.

    Das 10h às 12h e das 14h às 17h: Caça-retratos

    Uma aventura dentro da exposição “Bob Wolfenson: Retratos”, com pistas para que as crianças e adultos encontrem cada um dos retratados que fazem parte do trajeto. Com a intenção de tornar a exposição ainda mais divertida, os educadores do Espaço Cultural Porto Seguro conduzem essa prática enveredado pelas descobertas das narrativas e informações que elas carregam.

    10h30: Contação de histórias com Cristiane Velasco
    Classificação: livre
    Duração: 50 minutos

    A educadora Cristiane Velasco apresenta histórias que reúnem cantos, brincadeiras e danças tradicionais, acompanhada por músicos convidados.

    Das 11h às 16h: Eu fantástico

    O Núcleo Educativo convida para uma prática de autorretrato fantástico com materiais diversos, explorando a construção de personagens por meio da caracterização e da fotografia. Partindo da ideia de que o universo da fantasia e do sonho é um campo de liberdade e de diversão, a atividade possibilita a construção de um autorretrato a partir de materiais e elementos potentes para a criação de uma vivência criativa e investigativa.

    12h: Banda Estralo – “Estórias de cantar”
    Classificação: livre
    Duração: 60 minutos

    O show é uma homenagem da Banda Estralo aos grandes compositores da música popular brasileira, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Vinícius de Moraes, Jorge Ben Jor, Edu Lobo, Toquinho e outros. O espetáculo apresenta dinâmicas musicais e imagens cênicas que proporcionam ao público músicas para ouvir, brincar, sambar e balançar a cabeça.

    Banda Estralo – Ensaio – Todo dia de Manhã

    Todo dia de manhã (Marcos Lucatelli) Era uma xícara de fino gosto Vivia límpida faceira e solta Todo dia acordava cedo Bebia leite, comia rosca Era um bule muito nervoso Vivia quente soltando fogo Todo dia acordava cedo Bebia agua, quase sem gosto Era um relógio atrapalhado Andava sempre pro mesmo lado Todo dia acordava cedo Cantava as horas do mesmo jeito Ah!

    15h: Show do grupo Triii
    Classificação: livre
    Duração: 60 minutos

    O Grupo Triii apresenta um show repleto de músicas e brincadeiras para toda a família. No repertório, canções tradicionais se misturam com as composições do grupo, como “O Tomate e o Caqui,” “A E I O U”, “Viro Vira Virou” e Pão, “Pão, Pão”.

    O Tomate e o Caqui – Grupo Triii

    TRIII TV #5 | Música: O Tomate e o Caqui | Autor: Estêvão Marques MAIS INFORMAÇÕES: Site Oficial: www.grupotriii.com Facebook: www.facebook.com/grupotriii Instagram: @grupotriii CONTATO E-mail: contato@grupotriii.com Gustavo Melo: 55 (11) 99631-8652 ´***

    Das 10h30 às 13h: Oficina de Olhos coloridos
    Classificação: crianças a partir de 8 anos

    Nesta oficina, os participantes aprendem a fazer óculos com lentes coloridas e filtros cambiáveis. O encaixe entre a armação e as hastes permite a combinação de modelos diferentes adaptados ao rosto das crianças.

    Das 14h30 às 17h:Oficina Jardim das estampas
    Classificação:

    Crianças e adultos são convidados a participar da confecção de um jardim de tecidos com carimbos  de folhas, plantas e flores produzidos nos ateliês do Espaço Cultural Porto Seguro.

    Das 14h às 15h e das 16h30 às 17h30:Crochê Urbano – Coletivo Meio Fio

    A oficina Crochê Urbano constrói um diálogo por um futuro viável, acolhedor e convidativo, por meio do contato entre o espaço público urbano e a arte tradicional do crochê. O encontro com o público abre caminho para as ideias e as práticas que conectam a cidade e os fios ao mundo real.

    Das 11h30 às 12h30; das 13h30 às 14h30 e das 16h às 17h: Bambolês – Cia. Bambolística

    A proposta do grupo é divulgar a dança com bambolês, realizando performances e oficinas na rua, em parques, festas e espaços culturais.

    CIA Bambolística no CALDO II

    Pequeno registro feito por João Baptista Lago da bambolista Anaís Goedert no CALDO II

  • 9. Sesc Consolaçao e Biclioteca Mário de Andrade no Dia das Crianças

    Crédito: Divulgação - Erê Lab - Sesc ConsolaçãoLegenda: Sesc Consolação e Biblioteca Monteiro Lobato firmam parceria para diversas atrações especiais durante o Dia das Crianças

    Parceria entre o Sesc Consolação e a Biblioteca Monteiro Lobato – Pé de Letras 
    Dia 12, das 12h às 18h
    Praça Rotary, Biblioteca Monteiro Lobato e Sesc Consolação– Rua Major Sertório – Vila Buarque
    Grátis

    O Dia das Crianças pode ser uma aventura literária! Ao longo do dia 12, a Praça Rotary recebe o evento Pé de Letras, uma parceria entre o Sesc Consolação e a Biblioteca Monteiro Lobato. Entre as atrações, tem tem cortejo musical, troca de livros, feira de editoras infantis independentes, jogos de tabuleiro, instalações, brincadeiras de rua, show de marchinhas de carnaval que homenageiam as personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo e muito mais. Confira e programe-se!

    Das 12h às 16h: espetáculo “Irmão Pequeno”
    Local: Praça Rotary

    “Irmão Pequeno – uma experiência poético-visual” é uma adaptação do poema “Rito do Irmão pequeno”, do poeta modernista Mario de Andrade, em forma de teatro de bonecos lambe-lambe. A peça é encenada com bonecos e figuras em uma caixa cênica em miniatura, independente e itinerante. São usadas diversas técnicas e estilos, de curta duração, geralmente assistidos por uma ou duas pessoas em cada sessão.

    Das 14h às 15h:”Pernacoteca – a encantadora biblioteca sobre pernas”, com a Cia. Eureka
    Local: Praça Rotary

    Pernacoteca é uma biblioteca sobre pernas que viaja o mundo convidando as pessoas para conhecerem melhor o universo dos livros. Ela tem o objetivo de atingir pessoas de todas as idades e fazer novos leitores, com uma abordagem que pode se apresentar em forma de poesia, narração de histórias, teatro de animação e outras formas literárias.

    video Pernacoteca

    A Cia Eureka apresenta:”Pernacoteca – Uma Biblioteca Sobre Pernas”, sua mais nova Intervenção na área de literatura.

     

    Das 12h às 13h: Cortejando, com Babado De Chita
    Local: Teatro Anchieta – Sesc Consolação

    Cortejo musical inspirado em manifestações populares do sudeste e nordeste brasileiros. Ritmos como caboclinho, congada, coco e ciranda embalarão o cortejo, que faz o percurso da porta dp Teatro Anchieta até a Praça Rotary.

    Das 16h às 17h: Jica y Turcão no Sítio do Pica Pau Amarelo
    Local: Praça Rotary

    Jica y Turcão são músicos e os compositores responsáveis por todas as marchinhas de carnaval do Bloco das Emílias e Viscondes, tradicional cortejo da Vila Buarque. O Bloco foi criado pelo Instituto Espaço Arterial, em parceria com a Biblioteca Monteiro Lobato e as Escolas Estaduais Arthur Guimarães e Professora Marina Cintra, e faz parte do carnaval infantil de rua do bairro. Neste show, os músicos executam as músicas compostas desde 2006 para o Bloco. Um trabalho musical bem-humorado que busca a preservação das marchinhas brasileiras e que celebra a literatura infantil. O show contará com a participação especial de Yolanda de Paulo, “puxadora” oficial do Bloco, e dos famosos “bonecões” dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.

    Bloco das Emilias e Viscondes 2017

    Uploaded by Elisabeth Mendes de Carvalho e Silva on 2017-02-24.

    Das 12h às 16h: Feira de Troca de Livros
    Local: Biblioteca Monteiro Lobato

    A proposta é que os leitores possam atualizar seus acervos pessoais através da troca. Todos os livros deverão estar em bom estado.

    Das 12h às 16h: Mediação de Leitura, com a Cia. Arteirinhas
    Local: Biblioteca Monteiro Lobato

    A Cia. Arteirinhas estará à frente da mediação de leitura, incentivando às pessoas a participarem da troca de livros e compartilharem suas histórias.

    Das 12h às 16h: Ecobikeconto
    Local: Praça Rotary

    A instalação oferece ao usuário uma obra literária (conto, crônica ou poema) em áudio, instalado em uma Bike adaptada com equipamento de geração de energia elétrica (dínamo). O espectador se torna ouvinte e a “bicicleta” uma contadora de história.

    Das 12h às 16h:Banho de Leitura
    Local: Praça Rotary

    A instalação cênico-literária é composta por uma banheira cheia de almofadas, encaixada em uma estrutura sobre rodízios e com um guarda-sol. Acoplada à banheira há uma biblioteca com cerca de 50 obras. Ao redor da banheira ficam 10 cadeiras de praia que formam uma sala de leitura.

    Das 13h às 16h: Caramba! Carimbo!, Com Lote 42
    Local: Praça Rotary

    A atividade busca estimular as pessoas a criarem seus próprios livros com o uso de uma técnica de impressão direta. A seleção de carimbos de textos, formas, texturas e tamanhos variados é um convite a vivenciar as possibilidades expressivas que a tinta e o papel têm.

    Das 13h às 16h: Livros Brincantes
    Local: Biblioteca Monteiro Lobato – Cantos de Brincar

    Vivência com livros sensoriais. Eles são confeccionados com diferentes texturas, elementos e propostas interativas, permitindo ricas explorações e investigações, como apertar, puxar, girar movimentar.

    12h às 16h: Feira de Livros Infantis com Editoras Independentes
    Local: Praça Rotary

    Feira com editoras independentes, como OZé, Pulo do Gato, Jujuba, Projeto, Barbatana, Piu, Gato Leitor, Pólen, Solisluna, Quatro Cantos, Livros da Matriz, Passarinho e Olho de Vidro.

    13h e às 15h:Aventura Literária
    Local: Praça Rotary
    Classificação: para crianças entre 5 e 12 anos

    Passeio realizado por instrutores nos arredores da Praça Rotary, no qual as crianças são convidadas a desenvolver narrativas imaginárias inspiradas em elementos urbanos.

    Das 12h às 16h: Cantos de Brincar
    Classificação: até 3 anos

    No Dia das Crianças, o tradicional “Cantos de Brincar” é montado dentro da Biblioteca Monteiro Lobato. O espaço destinado às crianças de 0 a 3 anos, sempre acompanhadas por adultos, é composto por diferentes caixas sensoriais que convidam os pequenos a brincar com tecidos, linhas, lãs, botões, fitas, entre outros materiais que possibilitam infinitas explorações sensoriais.

    Das 12h às 17h: Erê Lab Em Ação
    Praça Rotary
    Classificação: para crianças entre 3 e 12 anos
    É uma instalação de brinquedos desenvolvidos para promover a interação entre as pessoas e o entorno, ocupar os espaços urbanos e criar ambientes onde as crianças possam se relacionar e criar seu mundo.

    Erê Lab

    Conheça a Erê Lab, iniciativa que propõe uma ressignificação para os parquinhos e playgrounds urbanos a partir de produtos lúdicos sustentáveis e tipicamente brasileiros para crianças. Os equipamentos buscam o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo ainda na primeira infância por meio da interação com o espaço urbano.

    Das 12h às 16h: Jogos de Tabuleiro e Similares, com Fernando Tsukumo
    Local: Biblioteca Monteiro Lobato
    Classificação: para crianças a partir de 6 anos

    Os jogos de tabuleiro modernos apresentam grandes variações em suas características e Fernando Tsukumo, especialista no assunto, fez uma seleção especial de jogos que têm como temas centrais a literatura e construção de narrativas.

    Das 12h às 16h: Brincadeiras de Rua
    Classificação: para crianças entre 5 e 12 anos

    Brincadeiras de rua com os instrutores do Curumim, como corda, bambolê, peão, bolinha de gude, etc.

     

  • 10. CCBB no Dia das Crianças

    Crédito: Lenadro Viola - DivulgaçãoLegenda: Fim de semana das crianças no CCBB é cheio de atividades

    Fim de semana das Crianças no CCBB
    Dias 12, 13 e 14 de outubro, diversos horários
    CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
    Atividades gratuitas e pagas

    A tradicional comemoração de Dia das Crianças do CCBB está chegando. Com diversas atrações gratuitas, os pequenos podem participar da caça ao tesouro, da corrida mitológica, das visitas mediadas e de oficinas inspiradas nas técnicas de Athos Bulcão. Além disso, o público pode visitar as exposições “100 Anos de Athos Bulcão” e “Esquinas que me atravessam”, além de assistir ao musical infantojuvenil “Carmen, a Grande Pequena Notável”.
    Confira a programação:

    Dias 12, 13 e 14, das 9h às 21h: Caça ao Tesouro

    O personagem Alvinho confirmou presença em mais um Dia das Crianças no CCBB. Especialistas em fazer arte, na Caça ao Tesouro, os participantes devem encontrar os QR Codes espalhados pelo prédio e desvendar as pistas em um trajeto que passa pela exposição “100 anos de Athos Bulcão”. Quem chegar até o final, recebe um brinde especial.

    Dias 12, 13 e 14,das 12h às 13h e das 17h às 18h: Visita Mediada especial Dia das Crianças: Corrida Mitológica

    É uma contação de história baseada na mitologia presente na arquitetura do prédio do CCBB SP, apresentando os sete deuses que coabitam sua fachada e interior: Nike, Hermes, Dionísio, Athena, Chronos, Demétria e Hefesto.

    Dias 12, 13 e 14, das 14h às 16h: Lugar de Criação – Dia das Crianças: Memória em cores e formas

    A atividade para famílias é inspirada nas técnicas e poéticas presentes na exposição “100 Anos de Athos Bulcão”, como o uso marcante da geometria e da cor. As memórias dos participantes ligadas ao afeto, carinho e cuidado são o ponto de partida para a produção dos desenhos sobre azulejos, relacionando cores e formas presentes na obra de Athos Bulcão a sentimentos relembrados pelos próprios participantes.

Lugares incríveis (e nada óbvios) para ler com as crianças

Compartilhe:

Autor: Por: Redação