Últimas notícias:

Loading...

Espetáculo ‘OFF Hamlet’ monta Shakespeare com estética de documentário

Espetáculo online da Cia. Práxis Arte é encenado por atores que passaram pelo Centro de Pesquisa Teatral do saudoso encenador Antunes Filho

Até 11 de abril de 2021

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Às 20h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados

A famosa vingança do príncipe da Dinamarca contra o assassino de seu pai, descrita pelo bardo inglês William Shakespeare (1564-1616) em uma das peças mais famosas do mundo, é narrada com linguagem de documentário no espetáculo “OFF Hamlet”, da Cia. Práxis Arte.

OFF Hamlet
Crédito: Thiago Drummond - divulgação‘OFF Hamlet’ monta o clássico de Shakespeare com uma mistura de teatro e cinema!

Dirigida por Erick Gallani, a encenação foi gravada em vídeo e pode ser conferida entre os dias 6 e 11 de abril, no Youtube do grupo, com transmissão de terça-feira a domingo, às 20h. E o melhor: é grátis!

A partir do diálogo entre o teatro e a linguagem audiovisual, o trabalho foge um pouco daquela encenação mais tradicional do clássico e assume um tom ensaístico. E a separação entre a cena e os bastidores fica evidente, de forma que você pode ver tudinho o que rola por trás das câmeras, como em um making of.

OFF Hamlet
Crédito: Thiago Drummond - divulgação“Hamlet” é uma das peças mais conhecidas do mundo e narra a vingança do príncipe da Dinamarca contra o assassino de seu pai

A tragédia acompanha o jovem Hamlet, príncipe da Dinamarca, que está em luto por conta da morte de seu pai. Enquanto é assombrado pelo fantasma do rei, Hamlet prepara a vingança contra seu tio Cláudio, que assassinou o próprio irmão para se casar com a rainha e assumir o trono.

Dá uma olhada no making of da gravação de “OFF Hamlet”:

Embora tenha sido escrita entre 1599 e 1601, a peça discute alguns temas extremamente atemporais e universais, como a traição, a loucura, o fratricídio, a corrupção, a moralidade e a morte.

A Cia. Práxis busca compreender essas questões para chegar a um entendimento mais abrangente sobre a turbulenta realidade contemporânea. “OFF Hamlet” é uma espécie de versão modernista do clássico, que se confronta com o pós-moderno e o pós-dramático.

O elenco conta com a participação de Fernando Aveiro (que também assina a codireção da montagem), Débora Rios, Henrique Lanfranchi, Naiene Sanchez, Tamara Noleto, Thiago Cuimar e Vinicius Torres. Já os figurinos são de Rosângela Ribeiro e a direção de fotografia, de Thiago Drummond.

Vários desses nomes da ficha técnica são ex-integrantes do CPT – Centro de Pesquisa Teatral, fundado pelo saudoso encenador Antunes Filho (1929-2019), figura muito importante para o teatro paulistano. Ou seja, já marca na agenda para não peder!

Quer mais teatro para curtir em casa? Dá uma olhada:

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.

Compartilhe:

Tags: #Teatro