Imagem do Topo

Orelhas gigantes são espalhadas por SP em exposição

A 'Ear Parade' é a primeira exposição de arte urbana no mundo a falar sobre saúde auditiva!

Por: Redação | Comunicar erro
Até
22
de agosto 2019
Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
O dia inteiro!

60 esculturas de orelhas gigantes pintadas por renomados artistas plásticos vão estar espalhadas pela cidade de São Paulo na exposição “Ear Parade“.

esculturas de orelhas gigantes expostas na rua
Crédito: divulgaçãoA ‘Ear Parade’ quer dar voz e cor, por meio de uma exposição de arte urbana com orelhas gigantes, para chamar a atenção para um problema invisível que é a perda auditiva

As esculturas no formato de orelhas têm 2,40 metro de altura e, com certeza, vão intrigar quem nunca se questionou sobre a importância de ouvir.

Mas orelhas gigantes, Catraca?

Isso mesmo! A exposição é realizada pela Fundação Otorrinolaringologia para alertar, avisar e esclarecer sobre a audição e os cuidados que se deve ter com esse sentido que mantém todos conectados com o mundo exterior! E tem jeito melhor de conscientizar senão pela arte? Não mesmo!

GOSTA DE EXPOSIÇÕES? CONFIRA TUDO QUE TÁ ROLANDO EM SP NA AGENDA CULTURAL DA CATRACA LIVRE!

Orelhas pra todos os gostos

Nas 60 esculturas pintadas por artistas plásticos, o público paulistano encontra várias telas de arte, inspiradas no tema surdez.

Entre os destaques, está a homenagem a Van Gogh em uma das orelhas gigantes, uma outra com atores do cinema mudo e falado, outra com cantores de rock, lendas do jazz e em muitas obras vemos até um alerta sobre a discriminação da surdez.

escultura de orelha gigante pintada como um quadro de van gogh
Crédito: divulgaçãoVan Gogh é homenageado com uma escultura de orelha gigante com pintura que lembra um de seus quadros

Onde encontrar

As esculturas ficam expostas na “Ear Parade” de 24 de julho a 22 de agosto, o dia inteiro! Somente na Avenida Paulista, coração de São Paulo, você encontra 13 esculturas de orelhas gigantes.

As outras vão ser espalhadas nos Jardins, Praça da República, Metrô Tatuapé, Praça Vilaboim, Praça Buenos Aires, Viaduto do Chá, Hospital das Clínicas, Largo da Batata, Pinheiros e Parque Ibirapuera.

No dia 28 de julho, a partir das 10h, na Av. Paulista, profissionais da saúde auditiva vão fazer uma caminhada para esclarecer dúvidas sobre os cuidados com a audição.

Arte consciente

Outro objetivo bastante importante é o de alertar os jovens e adultos sobre o uso excessivo e incorreto de fones de ouvido. Os médicos tão ficando doidos com isso porque a gente tá fazendo tudo errado!

escultura de orelha gigante pintada como se fosse o fundo do mar
Crédito: divulgaçãoAlém da exposição, no dia 28 de julho, rola uma caminhada de conscientização auditiva com médicos pela Avenida Paulista

Estamos deixando os fones em contato direto com o conduto auditivo e não nos damos conta de que as músicas que ouvimos durante horas em som alto lesionam as células cocleares que não são substituídas quando morrem. E podem, ainda, provocar zumbido.

Aproveita que as orelhas gigantes vão estar aí à vista e lembre de diminuir o volume dos fones ou usá-los com mais consciência!

Grandes exposições em SP

Só não vai em exposição quem não quer! Ou quem ainda não sabe que o Museu da Imagem e do Som, nosso querido MIS, vai ganhar um novo espaço, que vai abrir suas portas com exposição sobre Leonardo Da Vinci (1452-1519).