Imagem do Topo

Painel de Tarsila do Amaral é reinaugurado no CCSP

Em celebração ao Mês da Mulher, obra pode ser vista novamente pelo público com entrada gratuita

Por: Redação Comunicar erro
Até
05
de maio 2019
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Terça a domingo, das 10h às 22h.

Admiradores da pintora Tarsila do Amaral têm um motivo para comemorar em março. Aproveitando o Mês da Mulher, o Centro Cultural São Paulo reinaugura o painel pintado a óleo “Procissão”, de 1954. A obra monumental possui 2,52m por 7,04m e e foi restaurada pela equipe do centro cultural.

Pertencente à Coleção de Arte da Cidade de São Paulo (antiga Pinacoteca Municipal), sob guarda do Centro Cultural São Paulo, a obra integrou a Exposição Histórica de S. Paulo, realizada na Oca, em 1954.

painel "procissão" de tarsila do amaral
Crédito: reprodução“Procissão”, de Tarsila do Amaral, é reinaugurado no CCSP

Tarsila do Amaral (1886 — 1973), além de pintora, também foi desenhista e tradutora brasileira. Destacou-se como uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil. Em 1924, em meio à uma viagem de “redescoberta do Brasil” com os modernistas brasileiros e com o poeta franco-suíço Blaise Cendrars, Tarsila iniciou sua fase artística “Pau-Brasil”, dotada de cores e temas acentuadamente tropicais e brasileiros, onde surgem os “bichos nacionais”(mencionados em poema por Carlos Drummond de Andrade), a exuberância da fauna e da flora brasileira, as máquinas, trilhos, símbolos da modernidade urbana. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.

retrato de tarsila do amaral
Crédito: divulgaçãoRetrato de Tarsila do Amaral (1925)

O painel pode ser visitado entre os dias 22 de março e 5 de maio no Centro Cultural São Paulo. O horário é de terça a domingo, das 10h às 22h. A entrada é gratuita.