Prato Firmeza: prove a ‘surpresa’ do Bar do Berinjela
Paredes roxas e porções de bolinhos carnívoros e vegetarianos colocam a berinjela no centro desse bar tradicional Por Marcela de Paula
O Bar do Berinjela teve início em 1964, quando o pai do Zé Berinjela (atual proprietário), decidiu trocar sua barraca na feira, onde vendia berinjelas, por um bar tradicional. Zé Berinjela herdou de seu pai o apelido, o bar e toda a tradição no cuidado com o preparo das receitas.
- #DicadeOuro: Surpresa do Berinjela, um bolinho de berinjela e calabresa com recheio de parmesão
Esta tradição vai desde as entregas vindas do Ceasa, trazendo as berinjelas e outros produtos frescos ao menos duas vezes por semana, até o momento em que o cliente saboreia seu prato e recebe a atenção dos próprios donos que, além de preparar os pedidos, conversam e querem sempre saber se os clientes gostaram do que foi servido.
São usados em torno de 100 a 120 kg do legume por semana no preparo dos pratos, que incluem os bolinhos de berinjela e também uma berinjela à parmegiana feita na chapa.
Dentro de suas paredes roxas – mais uma homenagem ao ingrediente principal do lugar – o Bar do Berinjela propicia um ambiente familiar aconchegante com música ambiente baixa e decorado por bandeiras de times de futebol e recortes de jornais e revistas onde o restaurante foi destaque.
“Aqui é pra trazer a vó, não tem barulho”, explica Dona Débora, esposa do Zé e companheira de trabalho no bar desde 1991. Ela é quem prepara os pedidos e também elabora receitas para renovar o cardápio ou para algumas ocasiões especias como feiras ou concursos.
Foi ela quem criou a receita do destaque Surpresa do Berinjela (R$ 25 a porção com 6), um bolinho de berinjela e calabresa com recheio de parmesão. A delícia tem tamanho generoso, em comparação aos bolinhos vendidos em outros estabelecimentos, com uma crosta fina e crocante, massa equilibrada com o sabor característico da berinjela e um tempero leve. Completam a receita a calabresa, acrescentando suculência, e o parmesão derretido no meio.
São servidos com um picante molho caseiro de pimenta. Essa receita, aliás, venceu o concurso Comida de Boteco em 2013 – o que aumentou bastante o movimento do pico. Outra receita original do bar é o quibe de berinjela, feito por Lívia, filha do casal. Além da berinjela, é possível experimentar uma diversidade de bolinhos, como o bolinho de arroz, de carne, de bacalhau, de alheira (um embutido da culinária portuguesa) e de camarão.
A imagem que o bar deixa é de algo preparado, pensado e administrado por uma família que te convidou para conhecer suas receitas tradicionais em casa. “Nós gostamos mesmo do que fazemos!” garante o casal Dona Débora e Zé Berinjela.
Como chegar
No metrô Tatuapé, pegar a perua 372U-10 Vila Santa Isabel
Quer conhecer mais lugares deliciosos nas quebradas de SP? Acesse o Prato Firmeza e siga também no Facebook e no Instagram :)