Programa na Mário de Andrade une cultura e gastronomia da Rússia

Rolê suave depois do feriado! Programação grátis ‘Um Domingo na Rússia’ tem oficina, bate-papos, coral, danças folclóricas e comidas típicas

Por: Redação Comunicar erro

Aprenda sobre a cultura e a gastronomia da Rússia em uma tarde inteira de programação grátis na Biblioteca Mário de Andrade, no centro de SP. O espaço recebe a oitava edição do programa “Um Domingo na Rússia” no dia 25 de novembro, das 10h às 18h, com direito a bate-papos, oficinas, danças folclóricas, apresentação de coral e feirinha com pratos típicos desse país do leste europeu.

Kremlin
Crédito: PixabayPrograma na Biblioteca Mário de Andrade comemora os 190 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Rússia

Um dos destaques do evento é a “Oficina de artesanato russo”, com Camila Dimitrov, que ensina os participantes a montar uma espécie de jogo da velha em formato de matrioshkas, as tradicionais bonequinhas russas. Outras atrações são palestras sobre tradições russas, com Vera Gers Dimitrov, e sobre turismo, literatura e curiosidades, com Sérgio Palamarczuk. Além disso, há uma apresentação de danças folclóricas com a coreógrafa Irina Sazonova.

Para encerrar a programação, o público assiste a um concerto do Coral da Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo, sob regência do maestro Victor Selin, com participação especial da cantora Lírica Helena Petrenko e do músico Maurício Jaleitis. E quando bater aquela fome, é só se dirigir à entrada da biblioteca, onde são servidas delícias típicas salgadas e doces durante todo o evento, das 10h às 18h.

O evento é organizado por essa associação cultural, em parceria com a Embaixada da Federação da Rússia no Brasil e o Consulado da Federação da Rússia em São Paulo. A proposta é comemorar os 190 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Rússia.

Um pouquinho sobre a Rússia

Terra natal de grandes escritores da literatura mundial, como Dostoiévski, Tolstói, Górki, Pushkin e Tchekhov, a Rússia é o maior país do mundo, com uma área de mais de 17 milhões km², ficando bem na frente do Canadá (com 9,98 milhões km²), Estados Unidos (com 9,5 milhões km²), China (com 9,5 milhões km²) e Brasil (com 8,5 milhões km²).

matrioshkas
Crédito: Coleur - PixabayOficina ensina os participantes a montar uma espécie de jogo da velha em formato de matrioshkas, as tradicionais bonequinhas russas.

Apesar de seu tamanho gigantesco, é a nona nação mais populosa do mundo, com mais de 142 milhões de habitantes. Isso porque boa parte do território ao norte do país, a Sibéria, é um dos lugares mais frios do globo. E embora o russo seja o idioma oficial, outras 31 línguas são encontradas na região.

A cultura russa tem duas fortes influências: dos povos eslavos, que fundaram o país, e da cultura europeia do século 18, sobretudo da França. Na Rússia Czarista dessa época, inclusive, o francês era o idioma não-oficial da aristocracia.

Além da literatura, o país ficou conhecido por apresentar ao mundo grandes nomes da música, como Pyotr Ilych Tchaikovsky, Igor Stravinsky e Sergei Prokofiev, do teatro, como Nikolai Gogol, e da dança, como o bailarino Mikhail Baryshnikov e a escola Teatro Bolshoi.

Confira abaixo a programação completa do programa “Um domingo na Rússia”:

10h – Oficina de Língua Russa, com Irina Rybina Zanettin
Local: Auditório

11h – Oficina de língua Russa – inclusiva para deficientes visuais, com Carmem Silva Medina
Local: Auditório

12h – Palestra sobre tradições russas, com Vera Gers Dimitrov
Local: Auditório

13h – Palestra sobre turismo na Rússia, literatura e curiosidades, com Sérgio Palamarczuk
Local: Auditório

14h30 – Ensaio aberto de danças folclóricas russas, com coreógrafa russa Irina Sazonova
Local: Hall de entrada

15h30 – Oficina de artesanato russo, com Camila Dimitrov
Os participantes terão oportunidade de montar um “jogo da velha” em formatos de “matrioshkas”.

16h30 – Encerramento oficial, com coral da Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo

11h às 18h – comidas típicas serão vendidas
Local: entrada da biblioteca