Circo Voador: a música brasileira por baixo da tenda

A nave é o ponto de encontro de todas as tribos e sorrisos sonoros da cidade

Por: Publi

Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Terça a quinta, das 12h às 19h; sexta, das 12h a meia-noite; sábado, das 14h às meia-noite

O valor depende do show que acontece no rolé

Vizinho dos Arcos da Lapa, o Circo Voador continua a criar noites históricas na cena musical do Rio de Janeiro como nunca deixou de fazer.

Uma das casas mais amadas e respeitadas do Brasil, desde 1982, “a nave” foi palco de shows inesquecíveis e responsável pelos primeiros passos de inúmeras bandas.

lona do circo voador no rio de janeiro
Crédito: DivulgaçãoComo espaço para a vanguarda de todas as artes, todas as tendências já se apresentaram no palco icônico do Circo

Como espaço para a vanguarda de todas as artes, todas as tendências se apresentaram no palco do Circo Voador: Barão Vermelho, Legião Urbana, Camisa de Vênus, Blitz, Os Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Lobão, Débora Colker, Engenheiros do Hawaii, Intrépida Trupe e muitos outros.

Além de lançar, o Circo também trouxe para o grande público artistas de gerações passadas, mas com talento à flor da pele. Assim, aconteceu com Ângela Maria, Cauby Peixoto, Luiz Gonzaga, Adoniran Barbosa e, entre outros, a Orquestra Tabajara, que manteve a Domingueira Voadora durante quinze anos!

O espaço foi fechado em 1996 e só voltou com sua programação musical em 2004. A sua retomada de atividades foi um acontecimentos marcantes que resgatou a boemia do bairro da Lapa.

Próximo ao Circo, há também a Fundição Progresso, outro popular palco da música, além de uma série de casas de espetáculos, bares e restaurantes, como listamos nessa matéria aqui:

Hoje, o Circo Voador tem muito mais do que memoráveis shows. O espaço também oferece uma extensa programação de festivais como a MoLA, evento responsável pelo lançamento de novos artistas desde 2005, nas áreas de música, artes plásticas, artes cênicas e audiovisuais; a Favela Festa, o Golearte (realizado quando tem Copa do Mundo), o Eu Amo Baile Funk, o Verão no Circo e o Folia no Circo.

Ainda na área de música, você sabia que o Circo Voador também tem um acervo com mais de oito mil horas de registros de shows e eventos diversos, de 1982 aos dias de hoje? Os caras têm tudo documentado. São milhares de fotos, cartazes, releases e filipetas disponíveis para pesquisadores, fãs e público em geral.

Para visitar o acervo, mande um alô para o e-mail: acervo@circovoador.com.br.

plateia lotada no show do skank no circo voador
Crédito: Michelle CastilhoPlateia lota as arquibancadas do Circo Voador nos shows desse espaço democrático

A nave também abriga atividades voltadas à educação e cultura. Durante os dias da semana, a Escola Livre de Artes (ELA) administra cursos livres nas diversas áreas artísticas. Existem também cursos de informática e línguas. Confira tudo no site do Circo Voador.

CIRCO VOADOR RECEBE SHOWZÕES COM 50% DE DESCONTO NO FIM DE 2019!

Pensa que acabou? Nada disso, coé!? Ainda dá pra exaltar mais esse espaço! Isso porque o Circo Voador mantém a Creche-escola Brincar e Aprender. Fundada em 1984, a creche antes era integrada ao próprio Circo.

No período que o Circo esteve fechado, as atividades continuaram funcionando e foram transferida para a Rua André Cavalcanti, onde foi possível ampliar o número de crianças atendidas e oferecer uma infra-estrutura mais adequada onde elas são atendidas em horário integral.

Demais, né? Que tal programar o fim de semana com o agendão da nave? Confira os próximos rolés aqui neste link e já chama seu 99 para não passar perrengue na ida, nem na volta!

O Circo tá aberto de sempre terça a quinta, das 12h às 19h; sexta, das 12h a meia-noite; sábado, das 14h a meia-noite. O ingresso varia de acordo com o show que você quer assistir. ;)

Quer mais dicas legais para explorar o Rio? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!

Quer mais rolé no Rio? Vem cá:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.