Djamila Ribeiro, Maria Gadú e Ilu Obá participam da Mostra Cooperifa

Evento celebra os 18 anos do sarau com 45 atividades gratuitas, entre teatro, dança, cinema, literatura, exposições e música!

Por: Redação
Até
27
de outubro 2019
Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Confira os horários na programação

Comemorando sua “maioridade poética” com o mesmo entusiamo de um adolescente descobrindo o livro pela primeira vez, o sarau da Cooperifa dá início à 12ª Mostra Cooperifa, que vai reunir nomes como Maria Gadú, Djamila Ribeiro, Douglas Belchior, Leci Brandão, Edi Rock (Racionais) e o grupo Ilú Oba de Min.

Além dos destaques, o evento chega para reforçar sua vocação de fomentar a cultura na quebrada com 45 eventos, ao todo, entre debates, teatro, dança, cinema, literatura, exposições, música, contação de histórias, oficina e o festival várzea poética.

maria gadu, djamila ribeiro e ilú obá de min são destaques da mostra cooperifa
Crédito: ReproduçãoSão 18 anos de Cooperifa, é a 12ª mostra com o tema “palavra”

A programação acontece durante nove dias, entre 19 e 27 de outubro, em diversos locais da zona sul, como Sesc Campo Limpo, Campo do Sabão e CEU Cantos do Amanhacer.

Ah… todos as atividades têm entrada gratuita!

Sob o tema “palavra”, a mostra celebra a literatura que chegou primeiro pela oralidade, da palavra simples que brota das vozes de homens e mulheres que não se cansam de buscar a felicidade; palavra essa que fez o Cooperifa nascer, lá em 2001.

Desde então, o sarau é muito mais que um sarau. É também cinema na laje, chuva de livros, várzea poética, poesia no ar, ajoelhaço, Natal com livros, sarau nas escolas, canja poética, é intervenção cultural na zona sul de São Paulo.

PASSAGEM LITERÁRIA, UM RESPIRO DE ARTE E LITERATURA NA CONSOLAÇÃO

Programação

Abrindo a Mostra Cooperifa, o Sesc Campo Limpo recebe Douglas Belchior para mediar a conversa “Educação: do território de exceção ao território de direitos“. Participam do bate-papo Solange Amorim e Valesca Mota, ambas professoras em regiões periféricas.

Logo após, Maria Gadú sobe ao palco para seu show de comemoração de 20 anos de carreira. Em 2019, ela lançou seu novo single, “Mundo Líquido”, e está produzindo um novo álbum. Entre os sucessos que marcaram sua carreira, destacam-se “Altar particular”, “Bela flor”, “Dona Cila” e “Shimbalaiê”.

sarau cooperifa
Crédito: Sérgio Vaz / ReproduçãoO sarau Cooperifa vai rolar nos dias 22, 24 e 26 em paralelo às outras atividades da mostra

É claro que se o aniversário é do sarau, sarau não pode faltar! No dia 22, o Bar Zé Batidão, que acolhe religiosamente o movimento literário há 18 anos, recebe uma edição especial e comemorativa do Cooperifa, às 20h. No dia, o rapper e poeta Cocão Avoz lança seu livro “Para não dizer que não falei das ruas”.

De volta ao Sesc, no dia 23, às 19h30, Djamila Ribeiro apresenta a palestra “Diálogos sobre Feminismo Negro”, que leva a perspectiva histórica e estrutural de desigualdades postas na sociedade brasileira, refletindo a partir do feminismo negro sobre novos marcos de humanidade com pluralidade de pensamento, em desafio ao regime de autorização discursiva que fixou um grupo social como o único detentor do saber e da fala.

Para fechar a programação, a Fábrica de Cultura Jd. São Luís recebe vários shows no dia 27, a partir das 15h. Banda Veja Luz, Ilú Obá de Min, Cocão AVoz, Leci Brandão e Edi Rock, dos Racionais, se apresentam por lá.

Quer mais? Aqui no site da Mostra Cooperifa você confere toda a programação.

Outros eventos que você vai curtir:

1
BH: Jetiboca tem café incrível a R$ 3, pão de queijo e muito amor
Um dos lugares mais incríveis e inusitados no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é o Mercado Novo. Há …
2
3 trilhas no Rio com vistas de tirar o fôlego
Esse vídeo é para os amantes de ecoturismo, ou mesmo para quem quer começar a fazer trilhas e se conectar …
3
Parque da Pedra Branca no RJ: a maior floresta urbana do país
Pega um calçado confortável, passar protetor e repelente e Colaí nessa caminhada pelas trilhas do Parque da Pedra Branca, a …
4
Roteiro zen para fugir do caos de SP
Viver em SP é estar sempre ligadão no 220. Mas é legal dar uma freada no corre corre, né não? Colaí …
5
3 rolés pra curtir no Baixo Tijuca no Rio de Janeiro
A região do Baixo Tijuca tem muito o que oferecer quando o assunto é cerveja gelada! Colaí que eu tenho as …
6
Arena Digital de Curitiba: cinema e planetário no mesmo lugar
Ver as estrelas, mergulhar no fundo do mar, conhecer de pertinho todo o sistema solar. Tudo isso é possível em …
7
Uma voltinha no Mercado Público de Porto Alegre
Mais do que um ponto turístico, o Mercado Público de Porto Alegre concentra consumo, crença, cultura e tradição no centro …
8
3 jóias gastronômicas antigas de São Paulo
Afinal, panela velha é a que faz comida boa? Se depender da Casa Mathilde, da Padaria Santa Tereza e do …