‘Salve Tia Maria do Jongo’ reúne grupos e rodas no Sesc Madureira
Os grupos Samba na Serrinha, Companhia de Aruanda e Razões Africanas se reúnem para homenagear a saudosa Tia Maria, matriarca do Jongo da Serrinha, que faleceu em maio deste ano, aos 98 anos. O espetáculo acontece neste sábado, dia 31, a partir das 16h30, no Sesc Madureira. Os ingressos custam até R$2. Não deixe de confirmar presença no evento oficial do Facebook!
Mais sobre Tia Maria
Filha do pioneiro Zacarias e de Etelvina, Tia Maria teve nove irmãos que, juntos, fundaram a Escola de Samba Império Serrano, em 1947. Entre eles, Sebastião Molequinho,Tia Eulália, Dona Conceição e João Gradim.
Em 1977, foi convidada por Mestre Darcy para entrar no grupo Jongo da Serrinha. A partir daí, nunca mais parou. Nos últimos anos, sua casa tornou-se o local de confraternização do grupo, que ensaia e festeja antigas tradições como a feijoada em homenagem aos pretos-velhos no dia 13 de maio, a distribuição de doces de São Cosme Damião.
Responsável por manter vivo e transmitir às novas gerações os ensinamentos trazidos à cidade no século dezenove por escravos bantos, que tiveram grande influência na criação do samba, Tia Maria é uma das grandes referências do gênero.