Sesc Pinheiros recebe exposição que revisita identidade brasileira!

'Um defeito de cor', exposição que propõe uma revisão historiográfica da identidade brasileira em diálogo com o livro homônimo de Ana Maria Gonçalves!

Até 01 de dezembro de 2024

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Terça a sábado, das 10h30 às 21h; domingos e feriados, das 10h30 às 18h

Grátis

O Sesc Pinheiros, em São Paulo, se prepara para receber “Um Defeito de Cor“, uma exposição que promete sacudir as estruturas da narrativa histórica brasileira. Inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves, a mostra é uma imersão profunda na identidade negra das Américas e da África, com obras de artistas contemporâneos que dialogam com os temas abordados na obra literária.

Desde sua concepção original no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), a exposição tem despertado interesse e provocado reflexões sobre a história e a cultura afro-brasileira.

Com a curadoria compartilhada entre Ana Maria Gonçalves, Marcelo Campos e Amanda Bonan, a mostra “Um Defeito de Cor” traz uma proposta não-linear e não explicativa, convidando os visitantes a mergulharem em diversos núcleos temáticos que refletem os capítulos do livro.

A partir de arte têxtil, fotografias, instalações, cartazes, pinturas e esculturas, o público é convidado a repensar momentos históricos e questões sociais presentes na história do Brasil, especialmente durante o período do Brasil Império, trazendo à tona discussões sobre a população negra e sua contribuição para a construção da identidade nacional.

Achou pouco? Vem cá que tem muito mais na Catraca Livre!