SP-Arte celebra 15 anos com 120 galerias na programação

Vista interna do Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, onde acontece a SP-Arte
Até
07
de abril 2019
Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
De quinta a sábado, das 13h às 21h;
Domingo, das 11h às 19h

site: www.bienal.org.br

email: pavilhao@bienal.org.br

telefone: (11) 5576-7637

SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo – é um dos mais importantes eventos do mercado global de artes

A SP-Arte chega a 2019 como a principal plataforma de divulgação e comercialização de obras de arte no Brasil. E para comemorar seus 15 anos de atuação, a feira reúne importantes expositores do Brasil e do mundo ao longo de cinco dias. São 120 galerias de arte participantes da programação divididas em três setores: Geral, Solo e Repertório.

Crédito: Ênio Cesar/SP-Arte2018Vista interna do Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, onde acontece a SP-Arte

O setor Geral é o maior da SP-Arte, apresentando 101 grandes galerias brasileiras e de países como Alemanha, Chile, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Portugal e Uruguai. Entre elas, A Gentil Carioca (RJ/Brasil), Galería Elba Beníteza (Espanha), Galleria Franco Noero (Itália) e Neugerriemschneider (Alemanha) despontam com obras de seus artistas consagrados e em ascensão.

No setor Solo são 12 galerias interessadas em desenvolver projetos focados em um único artista. O espaço exibe, neste ano, trabalhos de latino-americanos que refletem sobre as múltiplas identidades do continente. A chilena Alexia Tala é responsável pela curadoria, que conta com a Oá Galeria – Arte Contemporânea (ES/Brasil), a Die Ecke Arte Conteporáneo (Chile) e a Walden Gallery (Argentina).

Já o Repertório tem objetivo de criar uma exposição histórica e apresentar nomes relevantes para o desenvolvimento da arte brasileira. O setor foca, nesta edição, em artistas do século XX, que desenvolveram trabalhos no contexto pós-Guerra (1950–1980). A curadoria é do crítico Tiago Mesquita, que apresenta 12 galerias. Entre elas, White Cube (Inglaterra) e as brasileiras Galeria Raquel Arnaud (SP), Cassia Bomeny Galeria (RJ) e Galeria Superfície (SP).

Obra assinada por Ai Weiwei na alemã Neugerriemschneider uma das mais fotografadas da SP-Arte 2018
Crédito: Jéssica Mangaba e Ênio Cesar/SP-Arte2018Obra assinada por Ai Weiwei na alemã Neugerriemschneider uma das mais fotografadas da SP-Arte 2018
Instalação da Perrier-Jouët na SP-Arte 2018
Crédito: Ênio Cesar/SP-Arte2018Instalação da Perrier-Jouët na SP-Arte 2018
Daniel Buren no estande da Galeria Nara Roesler da SP-Arte 2018
Crédito: Foto Leo Elor/ SP-Arte2018Daniel Buren no estande da Galeria Nara Roesler da SP-Arte 2018

41 designers vão apresentar no setor Design da SP-Arte momentos icônicas da história do design brasileiro, assim como peças de mobiliário assinadas por importantes arquitetos do país. O núcleo de designers independentes retorna nesta quarta edição do setor, estimulando a inserção de novos nomes no mercado e fomentando uma produção inovadora. Os nomes de destaque dessa seção são: Bancos Indígenas do Brasil, Bianca Barbato e Konsepta.

Importantes instituições culturais brasileiras marcam presença na SP-Arte 2019, com ações que fortalecem a visibilidade de suas coleções e a compreensão da arte em geral. Entre elas, a Fundação Iberê Camargo (POA), o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Recife) e a Escola de Artes Visuais Parque Lage (RJ)

A SP-Arte ainda conta com visitas guiadas temáticas preparadas por especialistas, que acontecem em torno dos destaques da Feira. A iniciativa surge como uma oportunidade para que os visitantes possam mergulhar no universo da Internacional, seus expositores e os milhares de artistas e trabalhos ali presentes. Na edição de 2018, mais de mil pessoas participaram das visitas pelo Pavilhão da Bienal.

Pra ver isso tudo de pertinho, separa sua semana entre os dias 4 a 7 de abril. A SP-Arte rola no Pavilhão da Bienal, dentro do Parque Ibirapuera, de quinta a sábado, das 13h às 21h, e domingo, das 11h às 19h. A entrada custa até R$ 50 e é aconselhável ficar de olho no evento oficial no Facebook da SP-Arte para a divulgação da venda online dos ingressos, porque eles voam!

+ Semana SP-Arte gratuita

A programação da SP-Arte se estende a outros espaços culturais com circuito ateliês abertos, talks, visitas guiadas e visitadas noturnas a galerias como programação paralela e pré-festival.

  • Gallery Night

Nos dias 1º e 2 de abril, galerias da Vila Madalena, Pinheiros, Itaim e Jardins funcionam em horário alternativo e recebem o público para exposições, visitas guiadas, performances e festas!

  • Circuito Ateliês Abertos

Estúdios da Vila Madalena e do Centro de São Paulo abrem as portas ao público no fim de semana anterior à Feira, nos dias 30 e 31 de março. Obras ainda em execução de jovens talentos brasileiros e experimentações podem ser vistas nos bastidores dos artistas.

  • Talks

Importante plataforma para a compreensão e o debate da arte contemporânea, o Talks, ciclo de debates com especialistas, curadores e colecionadores, tem sua cobertura ampliada nesta 15ª edição.

Para além das tradicionais palestras, será concebida uma nova categoria de encontros, o Meet the Artists, a partir dos quais o público poderá interagir diretamente com artistas e designers contemporâneos, aproximando-se dos bastidores da criação. O Talks é patrocinado pela Fundação Marcos Amaro.

A programação gratuita integra a Semana SP-Arte, temporada de eventos culturais pela cidade, paralelos às atividades que ocorrem dentro do Pavilhão da Bienal durante a Feira. O programa ainda não foi divulgado.

Compartilhe:

Autor: Por: Redação
1 / 8
1
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
2
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
3
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …
4
02:59
Exposição Mickey 90 Anos
Oh boy! Há 90 anos nascia o personagem mais famoso do mundo: Mickey! E para celebrar seu nonagésimo aniversário, São Paulo …
5
02:03
Conheça a Chácara Turma da Mônica
A Chácara Turma da Mônica, em Pinheiros, é o primeiro restaurante da turminha do Maurício de Sousa. O lugar …
6
02:16
Já imaginou fazer rapel no prédio mais icônico do centro de SP?
Já imaginou fazer rapel em um dos prédios mais icônicos e altos do centro de São Paulo? Foi exatamente isso …
7
02:26
Conheça o tobogã de capsula mais alto do mundo
Já imaginou despencar a mais de 100 km/h, simulando uma queda livre a 40 metros de altura? É justamente essa …
8
02:29
Uma hamburgueria digna do universo de Harry Potter
O Colaí visitou o Vassoura Quebrada, uma hamburgueria em São Paulo que poderia fazer parte do universo de Harry Potter.