Teatro de boneco resgata história e diversidade africana

'Ananse' é uma peça cheia de símbolos ancestrais pertencentes à cultura Ashanti, da região de Gana
Nos dias
18/04 - 23/04
27/04
2019
18/04, às 10h; 23/04, às 10h e às 14h; 27/04 às 16h

Cidade

Por: Redação | Comunicar erro

Inspirado nas histórias da região de Gana, a peça reflete sobre racismo e diversidade por meio do teatro de boneco

O Coletivo Colérico estreia em abril seu mais novo espetáculo infantil. Inspirado nas histórias e contos de personagens pertencente à cultura Ashanti, da região de Gana, a peça “Ananse” apresenta ao público uma história cheia de símbolos ancestrais por meio do teatro de bonecos.

espetáculo de bonecos ananse do grupo colérico
Crédito: Moa Novaes‘Ananse’ é uma peça cheia de símbolos ancestrais pertencentes à cultura Ashanti, da região de Gana

A narrativa gira em torno de Ananse, uma criança cheia de imaginação, que vive muitas aventuras depois de um episódio importante de sua infância. No espetáculo, a trilha sonora e os bonecos levam o público a construir suas próprias histórias, mostrando que toda criança pode ser o que quiser, basta sonhar.

A primeira pesquisa do Coletivo Colérico partiu de provocações estéticas desencadeadas pelos livros “Mãe África”, de Celso Sisto, e “Histórias de Ananse”, de Adwoa Badoe e Baba Wagué Diakité. Estas obras e um vasto referencial acerca do povo Ashanti serviram como base de estudo para o grupo, que através da materialidade que as obras literárias oferecem, desenvolveram o espetáculo, que explora diversas possibilidades do teatro de bonecos e propicia ao espectador uma experiência poética potente e rica de significados.

Coletivo colérico apresenta o teatro de boneco ananse
Crédito: Moa NovaesO teatro de boneco é uma antiga forma de expressão artística originada há cerca de três mil anos e casa perfeitamente com a proposta do Coletivo Colérico de resgatar ancestralidade
Coletivo colérico apresenta o teatro de boneco ananse
Crédito: Moa NovaesA história do espetáculo de boneco do Coletivo Colérico conta a história de Ananse, uma criança cheia de imaginação, vive muitas aventuras depois de um episódio importante de sua infância
Coletivo colérico apresenta o teatro de boneco ananse
Crédito: Moa NovaesEm um espetáculo cheio de símbolos ancestrais, a trilha sonora e os bonecos levam o público a construir suas próprias histórias, mostrando que toda criança pode ser o que quiser, basta sonhar

Em abril, o teatro de bonecos é apresentada em três espaços: na Biblioteca Pedro Nava, dia 18, às 10; no CEU Perus, dia 23, às 10h e às 14h; e na Oficina Cultural Oswald de Andrade, dia 27, às 16h. A entrada é gratuita e para todos os públicos.

Compartilhe:

Tags: #africano #Agenda São Paulo #Cultura Africana #espetáculo infantil #Grátis #Oficina Cultural Oswald de Andrade #Teatro de bonecos #Teatro Infantil
Autor: Por: Redação
1 / 8
1
03:00
Casa das Rosas: uma viagem no tempo na Avenida Paulista
Tem um cantinho histórico na Avenida Paulista, que é uma verdadeira viagem no tempo. Além de ser uma das construções mais …
2
05:40
Roteiro de férias: o que fazer em SP gastando pouco ou quase nada
Chegaram as férias de julho, e com ela diversos eventinhos lindos rolando em São Paulo! Para te dar aquele empurrãozinho …
3
02:44
Museu Mais Doce do Mundo: conheça o lugar mais instagramável de SP
Já pensou em “nadar” numa piscina de marshmallows, entrar em um donut gigante ou pular numa grande batedeira? Pois sua …
4
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
5
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
6
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
7
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
8
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …