Trilha Pedra Bonita: mais fácil do que parece
Um relato do "O Que Fazer no Rio" sobre a trilha
Não sei explicar a razão, mas sempre achei que a trilha pra Pedra Bonita fosse complicada de fazer, além de difícil para chegar. Ledo engano, ainda bem. Pra chegar é moleza! Para quem vem da zona sul, basta pegar a Estrada das Canoas, em São Conrado, logo depois do shopping Fashion Mall (na placa de acesso diz ‘Vista Chinesa‘). Para quem vem da zona norte, é só subir o Alto da Boa Vista.
Na subida dessa estrada passam os seguintes ônibus que deixarão próximo do início da trilha: 301 (Alto da Boa Vista – Barra) e 448 (São Conrado – Alto da Boa Vista). Pra quem vai de carro, há um estacionamento cerca de 3 km do início da trilha e um estacionamento exatamente na entrada da trilha. Ambos não comportam muitos carros, portanto, procure chegar até no máximo umas 10h para garantir uma vaga. Fomos embora meio dia e a fila de espera para estacionar já era longa e a trilha nem estava tão cheia. Nesse estacionamento da entrada da trilha tem uma barraquinha vendendo água, biscoito e sanduíche natural para os esquecidos e despreparados.
Antes de iniciar o percurso, tem uma guarita da guarda florestal onde é necessário registrar nome e documento, ou seja, é muito segura. Sobre a trilha em si, é mais simples do que parece também. O caminho é bem demarcado e, salvo duas paradinhas para beber água e dar uma descansada, em 25, 30 minutos chega-se lá em cima. A subida não é tão íngreme quanto a da Pedra do Telégrafo, por exemplo, e crianças a partir dos 7 anos estão super liberadas pra fazer.
Lá em cima, a vista exuberante de São Conrado e Zona Sul de um lado, da Pedra da Gávea ao centro e Barra do outro. A natureza é linda e perfeita demais. Somos muito privilegiados por ter a alguns quilômetros da gente essa maravilha ao dispor. É daqui também de onde saem os voos de asa delta e parapente. É lindo de observar.
Para que possamos continuar usufruindo dessa obra de arte, NÃO JOGUEM SEUS LIXOS NO MEIO DO CAMINHO NEM LÁ EM CIMA! Garrafinhas d’água, papéis de biscoito e bala, guardanapo, tudo pra dentro da mochila! Leve um saquinho plástico com você sempre que for trilhar. Lugar de lixo não é na natureza!
Ajudem a preservar o meio ambiente e a manter uma cidade limpa e linda para todos.
Se ligue nessa outra dica linda do “O Que Fazer no Rio“: