12 destinos para viajar na baixa temporada

O final do verão, em março, traz também uma época que muitas pessoas têm procurado para viajar, a chamada “Baixa temporada”.

No Brasil, essa época é de março a junho e de agosto a novembro com exceções de feriados e grandes eventos. A grande vantagem, que tem levado muitos brasileiros a preferir esses períodos, é o valor da viagem que sai muito mais em conta: As passagens são mais baratas porque a demanda é menor.

O mesmo acontece com a hospedagem. Além disso, no próprio destino os preços podem ter alteração. Em alta temporada os preços de restaurantes, quiosques, souvenires e atrações turísticas –principalmente isso– podem ser mais altos e mais difíceis de negociar. Além disso os locais estão menos lotados, você pode visitar tudo com mais tranquilidade e sem filas.

Por outro lado, o clima pode não ser tão propício quanto viajar em dezembro e janeiro dependendo do destino.

Se é o seu caso, continue lendo nosso post e comece agora a planejar sua viagem!

Litoral nordestino

Nesse caso o clima não vai prejudicar em nada sua viagem, pois é quente o ano todo. As opções são diversas e você pode encaixar seja numa viagem de família, seja com a galera, em casal ou até mesmo sozinho. Há destinos no nordeste para todos os gostos. Os mais procurados são Natal-RN (veja nossa série de posts sobre o destino e tambémnosso roteiro pronto), Fortaleza (CE), Porto Seguro (BA), Maceió (AL) e Porto de Galinhas (PE).

Litoral catarinense

De março a junho é um período bom para conhecer essa região litorânea. A temperatura é amena, há menos chuvas e as praias estão mais vazias. Assim como no nordeste há praias para todos os estilos, sendo que as preferidas são Florianópolis, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna e Ibituba.

Cidades históricas de Minas Gerais

Em abril as chuvas no estado dão uma diminuída, tornando as cidades históricas uma boa opção de turismo para esse período da baixa temporada. Faça um roteiro que inclua as cidades de Tiradentes, São João Del-Rei, Ouro Preto e Mariana. As cidades guardam os registros arquitetônicos do barro, recontam histórias nacionais e exibem monumentos de artistas como Aleijadinho e outros. Não perca o Centro Inhotim, em Brumadinho, o maior museu a céu aberto do mundo, com mais de 500 obras.

Pantanal

Esse é um destino muito esquecido pelos brasileiros, mas uma ótima opção entre abril e setembro, quando é possível conhecer a fauna e flora local, observar os pássaros e curtir noites estreladas de temperaturas amenas.  As águas baixam durante esse período, o que facilita a observação dos animais e vegetação locais.

Lençóis maranhenses

Destino que merece um destaque dentre os já citados do litoral nordestino. A partir de maio as dunas, grande atrativo da região, ficam cheias e exuberantes. O destino agrada os viajantes em busca de aventura e contato com a natureza. Quem gosta de apreciar a vida local pode passar pelos vilarejos da região, conhecendo melhor o povo e sua cultura.

Chapada dos Veadeiros

A partir de abril a vegetação do cerrado fica exuberante e as cachoeiras são mais seguras. Apenas em Alto Paraíso há mais de 120 cachoeiras. O destino é ideal para quem busca o contato com a natureza e se interessa por misticismo e espiritualidade. Para relaxar você pode curtir os hotéis, pousadas, templos e espaços místicos em toda a região. É também muito procurado por amantes de esportes e aventura.

Continue lendo diretamente no Blog Ludevie.