Agremiações paulistas comemoram centenário do samba

Ação convida tradicionais escolas de samba paulistas para apresentações ao longo de três meses

02/10/2014 12:14 / Atualizado em 07/05/2020 10:24

Unidos do Peruche organiza evento comemorativo pelos 100 anos do samba paulista
Unidos do Peruche organiza evento comemorativo pelos 100 anos do samba paulista

O projeto “Ensaio em Cores” comemora o centenário do samba paulistano com a batucada de seis escolas de samba de São Paulo. Organizado pelo Unidos do Peruche, o evento acontece de outubro a dezembro, na sede social da agremiação, com a presença da Camisa Verde e Branco, Mocidade Alegre, Unidos de Vila Maria, Sociedade Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde e Vai-Vai.

Fazendo alusão às cores das escolas e à miscelânea cultural brasileira, o “Ensaio em Cores” tem o objetivo de resgatar, promover e divulgar a memória do samba paulista.

Para entrar no clima, o público deve trajar as cores da escola que vai se apresentar ou do Unidos do Peruche, o que garante a gratuidade na entrada. Camisetas das agremiações ou a carteirinha de alguma entidade carnavalesca também garantem a entrada gratuita.

A Unidos do Peruche é uma das mais tradicionais escola de samba da cidade de São Paulo, criada em 1956 por um grupo de amigos que participavam da escola de samba Lavapés. Conhecida como “filial do samba”, a agremiação representada pelas cores verde, azul e amarelo é tricampeã do Carnaval de São Paulo.

Confira a programação:

4 de outubro

Sábado, 19h

Camisa Verde e Branco

A história do Camisa tem início em 1914, quando foi criado o “Grupo Carnavalesco Barra Funda”, liderado por Dionísio Barbosa. Nesta época, os homens saíam pelas ruas do bairro vestidos de camisas verdes e calças brancas. Este foi o embrião que originou 39 anos mais tarde o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco – as cores da agremiação.

25 de outubro

Sábado, 19h

Mocidade Alegre

Embora a fundação oficial da Mocidade Alegre tenha sido em 1967, sua história começa quase 20 anos antes. Representada pelo vermelho e verde, a escola foi campeã dez vezes na categoria do Grupo Especial, em São Paulo, sendo a última conquista em 2014. A agremiação é conhecida por abordar a temática afro em seus desfiles.

1 de novembro

Sábado, 19h

Unidos de Vila Maria

Fundada em 1954 como Unidos do Morro da Vila Maria, nome que permanece até 1971, a escola de samba adota as cores verde, azul e branco na avenida. Este ano, foi campeã do Grupo de Acesso com o enredo “Nos meus 60 anos de alegria, sou Vila Maria e faço a festa resgatando do passado brinquedos e brincadeiras do tempo de criança”.

15 de novembro

Sábado, 19h

Sociedade Rosas de Ouro

Fundada em 1971, na Brasilândia, a escola já foi campeã do Grupo Especial sete vezes – sua última vitória aconteceu em 2010. Adotando as cores rosa, azul e branco, a agremiação traz como tema recorrente em seus desfiles a cidade de São Paulo e seus personagens.

29 de novembro

Sábado, 19h

Nenê De Vila Matilde

A Nenê de Vila Matilde é uma das escolas paulistas com maior tradição. Fundada em 1949 por Seu Nenê, que foi presidente da escola por 47 anos, foi a agremiação que conquistou mais títulos do Carnaval de São Paulo até 2000. Afilhada da escola carioca Portela, protagonizou a primeira roda de samba televisionada para todo o Brasil, em 1970. Não à toa, azul e branco são as cores que representam a agremiação.

13 de dezembro

Sábado, 19h

Vai-Vai

A Vai-Vai, que adotou o preto e branco, é uma escola de samba fundada por um grupo de notáveis sambistas no bairro do Bixiga, na Bela Vista. Uma das maiores agremiações do Carnaval, é a escola paulista com o maior número de títulos do Grupo Especial, totalizando 14 primeiros lugares.

[tab:END]

Observação

Endereço: Avenida Ordem e Progresso, 1061 – Ponte do Limão